O cenário de pandemia modificou os moldes de trabalho na maioria dos lugares no mundo. A preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida dentro das empresas tem se modificado a cada dia, e se tornou um dos fatores de grande prioridade das instituições.
O rendimento dos funcionários nos locais de trabalho deve-se exatamente ao ambiente que encontram nesses lugares. Quanto mais prazeroso e leve o clima da empresa, a disposição de desempenhar o trabalho torna-se algo totalmente comum. Pessoas buscam essa qualidade e, em vários casos, não conseguem encontrar.
O blog da corretora de seguros Alliate listou vários benefícios para as empresas investirem na qualidade de vida de seus empregados. O primeiro é a redução do número de absenteísmo, pois, quanto melhor o ambiente corporativo, menor a quantidade de doenças, atrasos, saídas e faltas não justificadas.
Outro fator importante para esse investimento é a retenção de talentos na empresa, pois os funcionários que desempenham um bom trabalho no local não irão trocar por uma outra corporação, com o risco de não encontrar um ambiente tão bom. Com isso, as empresas terão os melhores empregados e, consequentemente, sairão na frente das concorrentes.
A redução de acidentes também é determinante para as empresas priorizarem o bom ambiente em seu local, pois, além de garantir a segurança dos funcionários, melhora a visão que a instituição encontra perante o cenário do mercado de trabalho. As pessoas que forem contratadas sentirão tranquilidade ao saber que é uma empresa segura.
Diante desse cenário, muitos profissionais procuram benefícios corporativos na hora da busca por um novo emprego. Além do salário alto, serviços online de psicologia, terapia, meditação e atividades físicas estão entre o que as pessoas querem dentro de suas empresas.
De acordo com pesquisa realizada no Brasil pela empresa Mercer Marsh, com 324 companhias de diversos setores da economia, 69% investem em benefícios para seus empregados de bem-estar e cuidados com a saúde. Além disso, 40% incluem serviços de meditação e psicologia, além de aulas de atividade física online.
Ainda segundo a pesquisa, a pandemia do novo coronavírus também é determinante na mudança desse cenário, pois as empresas irão implantar uma flexibilização na modalidade de serviço, tornando a jornada de trabalho não tão desgastante.
O desafio das empresas nesse momento é conseguir trabalhar com todos esses benefícios e divulgá-los ao máximo para sua imagem. O mercado de trabalho precisa entender que qualidade de vida é essencial para a condição de seu empregado.