Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Em time que está ganhando não se mexe. Será mesmo?

Em time que está ganhando não se mexe. Será mesmo?

Com certeza você já ouviu ou ler a frase “em time que está ganhando não se mexe”, certo? Esta expressão bastante popular tirada no mundo do futebol e trazida para o contexto do mundo dos negócios por muito tempo foi propagada e tida como verdade. Mas será que esta frase realmente faz sentido?

No mundo do futebol esta frase pode ter cabimento, afinal, o treinador que vê o sucesso da equipe formada não irá fazer mudanças bruscas. Entretanto, em algum momento, pode ser necessário realizar alguns ajustes para, por exemplo, combater o desgaste físico  de algum jogador, evitar expulsões, etc.

Mas e no mundo dos negócios?

Se você concorda com esta frase, infelizmente você está trilhando um caminho para o provável insucesso. Afinal, no meio empresarial esta frase está ligado ao comodismo e, como bem sabemos, permanecer na zona de conforto não é a melhor forma de evoluir. Por isso, é preciso mudar o mindset

É preciso arriscar, inovar, buscar por melhorias, construir novos projetos, enxergar oportunidades onde outros não veriam, e assim, alcançar o sucesso.

Quer um exemplo verdadeiro disso? Vamos pensar no grande empresário e fundador da Apple, Steve Jobs:

Em 2007, quando o mundo dos celulares era dominado pelos aparelhos de teclado Blackberry, Jobs apresentou ao público o iPhone. Um pequeno dispositivo móvel com tela tátil. Algo que muitas pessoas afirmavam que não iria dar certo. Mais de 10 anos depois, este aparelho domina quase 100% do mercado!

Poderíamos citar muitos outros exemplos de inovações que fizeram uma empresa crescer, bem como outros exemplos de empresas que perderam grandes oportunidades e acabaram se afundando, tal como a Blockbuster que teve em mãos a oportunidade de comprar a Netflix, mas pelo medo da mudança, acabou falindo.

Assim, mesmo que o seu time esteja ganhando, é importante saber que, a qualquer momento, o jogo pode virar. Por isso, fazer testes nunca é demais. Pensando nisso, nós reunimos alguns motivos para que você mexa de vez em quando no seu time.

  • Enxergar oportunidades de crescimento

Por mais bem sucedida que seja uma empresa, é praticamente impossível que ela acredite que já chegou ao topo e que não há mais para onde crescer. A todo momento, surgem novas tecnologias, mudam-se os comportamentos dos consumidores e novos conhecimentos são descobertos.

E em meio a tudo isso, não podemos simplesmente cruzar os braços. Precisamos estar sempre de olhos abertos para identificar oportunidades de crescimento, afinal, se o mundo evolui continuamente, a sua empresa deve acompanhar essa evolução junto com ele.

  • Fugir da zona de conforto

Muitos empreendedores estacionam na zona de conforto quando encontram um lugar no qual os seus conhecimentos e habilidades são suficientes para trazer bons resultados. E não há nada de errado com isso, contanto que você entenda que existe uma linha tênue entre conforto e comodismo.

Os resultados positivos estão começando a surgir? Excelente, este é o momento de juntar ainda mais energia para atacar, e não para recuar a sua marcação! Sair da zona de conforto demanda coragem e automotivação, mas se você já é um empreendedor possui essas qualidades!

  • Adquirir novos conhecimento e desenvolver novas competências

Quando criamos coragem para sair da zona de conforto, consequentemente, novos desafios irão surgir no nosso caminho. Isso porque estamos diante de novas atividades, para as quais os conhecimentos e habilidades que possuímos podem não ser suficientes. Sendo assim,  é preciso adquirir novos conhecimentos e desenvolver novas competências.

Quando permanecemos na zona de conforto por muito tempo sofremos uma espécie de “atrofia” da inteligência e capacidades. E para combater isso, entenda que você deve sempre fazer de cada vivência um aprendizado.

  • Acompanhar o mercado

O mundo não para e, portanto, o seu negócio também não pode parar no tempo, afinal de contas, quando estagnamos ficamos para trás e somos engolidos pela imensa concorrência

Sendo assim, tenha humildade para reconhecer que, a qualquer momento, novos jogadores e regras podem entrar em campo e alterar a dinâmica que o seu negócio parecia dominar. Acompanhe tendências e antecipe-se em tudo aquilo que puder para dar uma resposta à altura das mudanças.

Gostou destas dicas e quer alcançar a máxima performance como empreendedor? Conheça a formação practitioner em pnl que irá ajudá-lo a traçar o seu caminho como dono do seu próprio negócio!

Rodrigo Huback de Azevedo

Rodrigo Huback de Azevedo

Entrou no jogo
Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.

You must login to add a comment.

Posts relacionados