Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Em fevereiro, Cielo aponta a queda de vendas no varejo

Em fevereiro, Cielo aponta a queda de vendas no varejo

Vendas no varejo do Brasil caíram 0,7% em fevereiro de 2023, segundo a Cielo; no entanto, em termos nominais, as vendas tiveram alta de 6,7%.

 

Vendas no varejo caíram 0,7%

A Cielo, maior empresa de meios de pagamento do Brasil, divulgou que as vendas no varejo do país caíram 0,7% em fevereiro de 2023, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No entanto, em termos nominais, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) teve uma alta de 6,7% no período.

 

A empresa explicou que a queda nas vendas ocorreu em meio a uma base de comparação mais forte, já que no ano anterior muitas cidades cancelaram o feriado de Carnaval devido à variante ômicron da Covid-19. Essa foi a primeira queda nas vendas do varejo em 15 meses, de acordo com a empresa.

 

A Cielo ainda relatou que o setor de Turismo e Transporte teve um crescimento em fevereiro, enquanto o setor de Bens Duráveis foi prejudicado pelo fechamento de lojas durante o Carnaval. A queda nas vendas pode ser atribuída ao aumento da inflação, que diminuiu o poder de compra dos consumidores, e ao aumento dos juros, o que torna as dívidas mais caras. Esses fatores contribuíram para a redução do consumo e das vendas no varejo brasileiro.

 

Comércio eletrônico apresentou crescimento

A pesquisa da Cielo ressaltou que o comércio eletrônico apresentou um crescimento de 5,5% em fevereiro, em relação ao mesmo período do ano anterior, mas esse crescimento foi menor do que o registrado nos meses anteriores. Além disso, os dados da empresa indicaram que as vendas em lojas físicas diminuíram 3,6% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, mostrando que o consumidor brasileiro ainda tem preferência por fazer compras presenciais.

 

Por fim, a pesquisa da Cielo mostrou que, apesar da queda nas vendas no varejo em fevereiro, alguns setores conseguiram se destacar, como o de alimentos e bebidas, que teve um aumento de 1,1% nas vendas descontadas a inflação, e o de farmácias e perfumarias, que teve um crescimento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Para conferir a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

You must login to add a comment.

Posts relacionados