Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Economia circular e os pequenos negócios

Economia circular e os pequenos negócios

A economia circular é uma abordagem que visa maximizar a utilização de recursos, minimizar o desperdício e reduzir o impacto ambiental, através do uso eficiente e sustentável de matérias-primas e energia. Em outras palavras, trata-se de uma abordagem de gestão que visa criar um ciclo contínuo e sustentável de produção, consumo e reciclagem.  Ela é baseada em três princípios: reduzir, reutilizar e reciclar.

O conceito tem atraído a atenção de marcas que buscam ampliar a sustentabilidade e manter a competitividade. Nomes como Coca-Cola, Nespresso e Apple são exemplos de empresas que já adotam estratégias dentro deste modelo. Mas se engana quem pensa que a economia circular só beneficia os grandes negócios.

Para os pequenos, a adoção da economia circular pode trazer diversos benefícios, tais como:

1 – Redução de custos: a economia circular pode ajudar a reduzir custos de produção e gestão de resíduos, por meio da reutilização de materiais e da implementação de sistemas de logística reversa;

2 – Maior eficiência energética: incentiva a utilização de fontes renováveis de energia e a melhoria da eficiência energética, o que pode reduzir o consumo de energia e os custos com o seu fornecimento;

3 – Fortalecimento da imagem da marca: a sustentabilidade e a responsabilidade social estão entre as pautas mais quentes do momento. A adoção da economia circular pode contribuir para a melhora da imagem da marca, além de atrair consumidores que têm estes valores;

4 – Maior resiliência – Ao diversificar as fontes de matéria-prima e reduzir a dependência de recursos escassos, os pequenos negócios se tornam mais competitivos no mercado;

No geral, embora haja desafios a serem superados na transição para um modelo de economia circular, os benefícios devem ser considerados por empresas que buscam promover a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, manter-se competitivas no mercado atual. Além dos benefícios para os negócios, a economia circular é essencial para a sustentabilidade do planeta e para a criação de um futuro mais justo e equilibrado.

Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique no link a seguir:  

https://www.meioemensagem.com.br/marketing/como-funciona-a-economia-circular

Participe das Comunidades Sebrae no Telegram

 

São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae tem um conteúdo novo que

interessa ao seu negócio. Siga os temas que te interessam nas Comunidades do Sebrae no Telegram.

Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista.

Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda.

Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York.

Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

You must login to add a comment.

Posts relacionados