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Diferenças entre Inbound e Outbound

Diferenças entre Inbound e Outbound

O inbound marketing e outbound marketing são dois conceitos que estão sendo cada vez mais discutidos e debatidos entre os profissionais de marketing do país.

Afinal, apesar de serem duas estratégias que já vem sendo implementadas há muito tempo, elas se tornaram uma necessidade para as empresas que desejam vencer a atual crise.

E aí que muitos negócios e profissionais ficaram com dúvida sobre esses modelos de marketing. Afinal, qual a diferença entre o inbound marketing e outbound marketing?

A resposta é bem simples: enquanto no inbound, quem chega até a empresa é o lead (potencial cliente), no outbound, acontece ao contrário, ou seja, a empresa corre atrás dos leads!

Se você vende tela de proteção para sacada, por exemplo, nas estratégias de inbound marketing, o foco é na atração de clientes para seu negócio, enquanto no outbound marketing, o objetivo é captar e alcançar o máximo de leads possível.

E se você ainda tem dúvidas quanto às diferenças entre o inbound marketing e outbound marketing, neste post nós iremos detalhar sobre cada um dos dois conceitos. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar nosso post! Vamos lá?

O que é e como funciona o Inbound Marketing?

De forma geral, o inbound marketing se trata de um conjunto de estratégias para atrair e fidelizar clientes. Em tradução livre, o termo inbound marketing significa “marketing de atração”.

Isso significa que a ideia não é ir atrás de novos clientes, mas sim, criar estratégias para despertar o interesse dos mesmos e fazer com que eles comprem os produtos que sua empresa comercializa.

Normalmente, as estratégias de inbound marketing se consistem na produção de conteúdos que sejam chamativos e atraiam o público. Essas ações possuem baixo custo e são totalmente acessíveis para empresas de todos os portes e segmentos.

Se você tem uma empresa de máquina de solda mig, por exemplo, é possível criar conteúdos sobre os benefícios do produto e como ele funciona. Como resultado, você irá se tornar uma referência no setor e poderá se posicionar nos sites de busca, como Google ou Bing!

O que é e como funciona o Outbound Marketing?

O outbound marketing, ou também chamado de “marketing tradicional”, tem como principal objetivo fazer totalmente o contrário do inbound marketing.

A ideia neste modelo de marketing é ir atrás ativamente de novos clientes, sem gerar necessariamente o interesse genuíno dos mesmos.

O outbound marketing cresceu muito com anúncios de jornais, revistas TV, mala direta, entre outros tradicionais meios de publicidade. Porém, com a revolução digital, esse modelo de marketing se tornou uma atratividade eficiente para os clientes.

Pop-ups, links patrocinados e e-mail marketing são alguns exemplos de estratégias de outbound utilizadas por muitas empresas.

Se sua empresa vende molde de injeção de plástico, utilizando as ações de outbound marketing, é possível ter visibilidade, desde que você tenha o investimento necessário para isso. Algo que, no inbound, acontece de forma orgânica.

Agora que você já entendeu o conceito e as peculiaridades de cada um dos dois conceitos, qual foi o modelo de marketing que mais chamou a sua atenção? Acha que os dois podem se complementar em suas estratégias? Conta pra gente!

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