Em artigo publicado no Portal Administradores, Marcelo Toledo (especialista no desenvolvimento de startups) ressalta que uma das dúvidas mais comuns dos empreendedores que decidem tirar a ideia de uma startup do papel é quanto à definição dos salários dos sócios.
“Essa realmente não é uma tarefa fácil por dois motivos simples e divergentes: #1 os fundadores merecem remunerações significativas em razão da capacidade profissional e da alta carga de trabalho a que se submetem; #2 a empresa ainda em fase embrionária não tem recursos suficientes para arcar com um pró-labore justo”, afirma.
Partindo desse ponto de vista, Toledo chama a atenção para o fato de que você já deve ter percebido que encontrar equilíbrio para essa equação complicada é um grande desafio!
“Mas saiba que, embora difícil, fechar essa conta é perfeitamente possível. Prestando atenção às dicas abaixo sua startup conseguirá se livrar do dilema da definição dos salários dos sócios. Aliados a algumas doses de diálogo e bom senso, os itens da lista te ajudarão a encontrar uma solução para o impasse”.
As dicas do especialista são:
- Seja realista.
- Faça a contabilidade.
- Analise a faixa de salário do seu time.
- Garanta a sobrevivência financeira dos fundadores.
Para saber um pouco mais sobre cada uma das dicas listadas acima, leia a íntegra do texto.