Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Diagrama de Ishikawa: o que é e como fazer?

Diagrama de Ishikawa: o que é e como fazer?

O nome pode ser um pouco estranho e causar um certo tom de dúvida na cabeça de quem lê, mas acredite, essa é uma estratégia que pode mudar o seu negócio, isso porque, o diagrama de Ishikawa é uma ferramenta que ajuda principalmente a contar os problemas presentes no dia a dia de uma empresa. 

Ter alguns contratempos, é normal dentro de qualquer negócio, seja ele uma empresa que vende blister embalagem ou uma agência de marketing digital, mas nem sempre é tão simples assim lidar com esses possíveis empecilhos. 

É exatamente aí que entra o diagrama de Ishikawa, você já ouviu falar sobre essa ferramenta? Se a resposta for não, fique tranquilo, hoje vamos falar tudo sobre o que e como fazer o diagrama de Ishikawa. 

O que significa o Diagrama de Ishikawa?

Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de causa ou Diagrama de espinha de peixe, é uma ferramenta visual em formato de gráfico que tem como principal função, auxiliar as análises das organizações na procura da causa principal de um problema. 

Ou seja, seu foco é encontrar a causa-raiz, o erro que desencadeou e fez com que a situação chegasse a ficar daquele jeito, ele faz uma análise criteriosa de todos as etapas dos processos, de forma individual, sendo muito mais assertivo na hora de encontrar o erro. 

Se você está com um problema no seu processo de manutenção de inversores de frequência, por exemplo, o diagrama faz uma análise profunda, e auxilia com que você e sua equipe encontre qual é o erro, analisando cada detalhe para que nada seja deixado para trás. 

Como fazer o diagrama de Ishikawa?

Existem várias etapas para você conseguir aplicar o diagrama dentro do seu negócio, primeiro você deve ter em mente, que ele funciona como uma ferramenta de apoio para a manutenção de qualidade, ou seja, ele dificilmente irá se anteceder a algum problema, e sim encontrar e corrigir falhas já existentes. 

Com isso em mente,  a primeira etapa é definir qual é o problema que você está enfrentando em seu negócio, o que deve ser analisado pela sua equipe, ou seja, o que está te incomodando e qual ponto você quer encontrar uma resolução. 

A segunda etapa, é começar a criar o diagrama, desenhe uma seta horizontal que aponte para a direita, e faça um quadrado na extremidade desta seta, dentro desse quadrado, que seria a cabeça do peixe, você coloca o seu problema central. 

A partir dessa linha principal, você começa a desenhar linhas menores em traços diagonais, cada uma dessas linhas é como se fosse a espinha do peixe, e serve para você colocar as possíveis causas encontradas. 

Como encontrar essas causas?

Seu Diagrama pode estar desenhado bem na sua frente, já contendo o corpo e a cabeça do peixe, juntamente com suas espinhas, mas é preciso agora focar em um dos pontos cruciais: encontrar quais as causas para o seu problema. 

Para isso, é preciso reunir sua equipe, e fazer um brainstorm para levantar ideias do que podem estar causando esse problema. Porque as vendas do seu martelete demolidor caíram tanto de um mês para o outro? Busque encontrar os motivos para que isso tenha acontecido, e esteja atento à fala de cada um dos colaboradores. 

Depois de coletar as informações, você começa a colocá-las na espinha do peixe, preenchendo as linhas diagonais com possíveis causas, como por exemplo, mão de obra, método, materiais e etc. 

Depois de acrescentar tudo isso, é hora de definir algumas subcausas, ou seja, detalhar ainda mais sobre cada problema apontado pela sua equipe, porque aquela causa foi escolhida pelas pessoas? Qual foi o problema encontrado que resultou nisso? Faça novas linhas diagonais criando mais espinhas para o peixe. 

Por fim, é hora de fazer uma análise completa de todos os dados que você conseguiu coletar por ali e começar a traçar um plano de ação. Seu diagrama de Ishikawa já deve estar devidamente preenchido e pronto para ser usado, então basta analisar quantos pontos você quer abordar. 

Seja criterioso e analise cada causa de forma individual, verifique os números, colete informações, e busque aperfeiçoar cada um dos itens citados pelos seus funcionários, quanto mais preciso você for, melhor será seu resultado final.

O que achou do Diagrama de Ishikawa? Vai utilizá-lo no seu negócio? Não se esqueça de comentar e compartilhar o nosso post, muito obrigado e até a próxima.

You must login to add a comment.

Posts relacionados