O Sebrae realizou uma análise de Fatores-Chave de Sucesso em Horticultura e concluiu que os temas abaixo são os mais críticos para o bom desempenho de produtores rurais nesse segmento.
Dez Fatores-Chave de Sucesso em Horticultura:
1. Tecnologia
O uso de tecnologia é o principal fator de mudanças significativas na área de produção, aumentando o nível de exigência por produtos de melhor qualidade. Promover a competitividade e o fortalecimento dos pequenos negócios rurais por meio de implantação de tecnologias e práticas agrícolas.
2. Preço e concorrência
É necessário que o produtor rural observe quem são seus concorrentes: como opera, como são feitas as transações, quais são as formas de pagamento que oferecem. Essas observações permitem identificar os pontos fortes e fracos reconhecendo novos preços e oportunidades de mercado.
3. Canais de comercialização
Os canais de distribuição tem como principal objetivo garantir a disponibilidade do produto para os clientes. Implementar novos produtos, processos, serviços e procurar investir sempre em novos mercados e canais de comercialização.
4. Selos e certificações
Para oferecer garantias aos consumidores que exigem qualidade e transparência em relação aos processos de produção da empresa, foram criados sistemas de verificação que atestam as boas práticas de uma empresa.
5. Diversificação de produto
O aumento da diversificação é possível pela variedade de produtos oferecida ao mercado consumidor e envolve, por exemplo, exploração, conquista e ampliação de novos mercados e atendimento adequados às exigências do cliente.
6. Padronização e embalagem
Identificar seus produtos por padrões preestabelecidos e destacá-los em grupo, classe e tipo traz muitas vantagens: melhora a apresentação da mercadoria, diversifica a oferta aos consumidores, reduz as perdas de comercialização, dá mais credibilidade ao produto e, claro, proporciona mais lucro ao produtor.
7. Logística
É importante que o transporte dos alimentos seja adequado às demandas do mercado e realizado com eficiência e qualidade.
8. Promoção comercial
A propaganda é a alma do negócio. As promoções devem ser atraentes e confiáveis e precisam funcionar de maneira simples e sem exigências.
9. Associativismo ou cooperativismo
Numa associação na área do agronegócio a ideia é resolver problemas comuns dos produtores e/ou potencializar suas ações individuais, proporcionando melhores condições para a compra de insumos, a comercialização dos produtos e a vida da comunidade.
10. Agregação de valor
Os produtos com valor agregado são mais valorizados no mercado, e a empresa que pretende agregar valor precisa conhecer as necessidades de seus clientes e quais são, de fato, os atributos dos produtos e serviços determinantes no processo da compra.
Confira nesse boletim dicas práticas para cada um desses fatores.
Saiba qual o desempenho do seu negócio nesses fatores críticos respondendo esse questionário: http://www.sebraemercados.com.br/fcs-horticultura/
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