Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Desafios do Brasil para 2022

Brasil vive quadro potencial de crescimento mais regular e consumo expandido de forma mais constante e sustentável

Na última semana o Sistema Sebrae iniciou seu processo de revisão do direcionamento estratégico e está trabalhando cenários para 2022. A primeira contribuição vem de Fernando Sampaio, da LCA Consultores, partindo de análise do cenário econômico internacional, no qual a aversão ao risco pelos bancos começa a recuar, o que sinaliza menor temor de contágio nas economias, em especial nas europeias.

O mundo desacelerará nesta década mas continuará crescendo. Algumas economias crescerão mais, mas todas em ritmo menos acelerado do que na última década, em especial a locomotiva China. Estas sinalizações foram, inclusive, reforçadas na reunião dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China), realizada no final de março na Índia.

Economia sólida

E o Brasil? Mesmo com perspectiva de retomada modesta este ano, com certeza o País deverá manter um bom ritmo de crescimento até 2022. Pode-se afirmar que mesmo na pior das hipóteses, se nada for feito, o Brasil cresce. E por que se pode falar isto? Por ter sido feito o dever de casa dos fundamentos sólidos macroeconômicos.

Vive-se um período de expectativa de crescimento sustentável, por conta da solidez das contas públicas, atração de capitais internacionais, crescimento dos investimentos, redução da taxa de desemprego e expansão do consumo das famílias. O Brasil conseguiu reduzir sua vulnerabilidade externa, fruto da forte acumulação de dólares que se iniciou a partir de 2004.

Hoje, o País está em condições de aplicar com êxito políticas anticíclicas, como fez com sucesso na crise de 2008. Está em condições de, numa eventual deterioração adicional do cenário externo, voltar a estimular a demanda interna e com isto mitigar os efeitos da crise. Tem-se um sistema financeiro sólido que combina alta lucratividade e baixa alavancagem.

O desafio é ampliar a taxa de investimento da economia, sem desconsiderar os avanços recentes e o previsto para esta década, mas que se encontra aquém do praticado na Ásia e na média da América Latina.

Setores em franco crescimento

Mapeamento realizado pelo BNDES indica que o investimento deverá puxar o crescimento do PIB, em especial nos setores de petróleo e gás, extração mineral, siderurgia, química, veículos, eletroeletrônica, papel e celulose e têxtil, além das locomotivas do agronegócio e bioenergia.  Somados aos investimentos de infraestrutura, por meio do PAC e do Minha Casa Minha Vida, terão impacto nos setores de energia, telecomunicações, saneamento, ferrovias, rodovias, portos e aeroportos, bem como na habitação, com impacto direto em construção civil e bens de capital.

A estes investimentos se somam os relacionados aos da Copa 2014 e Olimpíadas 2016. Só na Copa do mundo estamos falando de investimentos de infraestrutura em torno de R$ 40 bilhões. Só nos aeroportos de Brasília, Viracopos e Guarulhos (recém privatizados por meio de confesso) serão investidos cerca de R$ 3 bilhões. Há ainda o presente do pré-sal, que vai colocar o Brasil como quinta maior reserva mundial de petróleo

Este quadro permite afirmar que há no País um quadro potencial de crescimento mais regular e robusto que no passado recente e que abre espaço para um consumo expandido de forma mais constante e sustentável. O diferencial deste momento de crescimento criará as condições para que o juro real praticado no Brasil continue sua trajetória em busca de patamares semelhantes aos observados em outros países emergentes. Este aspecto facilita a expansão do mercado de crédito, em especial os voltados para as empresas de pequeno porte e o imobiliário.

Mudanças na população brasileira

Um ponto relevante para a sustentabilidade do crescimento vem da demografia, por meio da qual o País terá um diferencial e benefício decorrente do aumento da população em idade ativa, na faixa de 15 a 64 anos.

Melhor distribuição de renda e maior mobilidade social apontam para mudanças no perfil do consumidor, que reduzirá seus gastos com bens e serviços essenciais e passará a ser mais sofisticado no seu consumo, gastando com serviços financeiros, como seguros; saúde; educação; e entretenimento.

Ainda sobre a demografia, o Brasil terá cada vez mais chefes de família com maior idade e casais sem filhos.

O desafio da escolaridade continua, mas vem melhorando o grau de instrução médio do consumidor brasileiro.

Desafios para alcançar um país forte em 2022

Apesar deste quadro extremamente favorável alguns desafios se apresentam, entre eles se destacam:

– Aprimorar a política fiscal (a presidente da República, Dilma Roussef, tem sinalizado positivamente neste caminho);

– Avançar mais e de forma mais acelerada nas melhorias de infraestrutura;

– Melhorar o nível médio da qualificação da forca de trabalho;

– Fortalecer a autonomia das agências reguladoras e a profissionalização da gestão;

– Fortalecer a capacidade de gerar e difundir inovações no setor produtivo.

Esta é uma agenda positiva para a competitividade do País e para as pequenas empresas. Oportunidades se apresentam, mas para aproveitá-las as empresas de pequeno porte devem estar atentas e preparadas para as chances e demandas. Estar preparada significa estar cada vez mais competitivas e sustentáveis dentro de padrões internacionais, mesmo para atuação no mercado interno.

Esta é a agenda que o Sistema Sebrae precisa fortalecer: a partir do olhar do mercado, apoiar à competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios para que aproveitem as oportunidades de negócios que terão pela frente.

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados