Analisar e planejar financeiramente uma empresa significa qualificar o seu resultado financeiro para, depois, traçar metas e elaborar planos. Para isso, é importante conhecer ferramentas de controle financeiro que auxiliam no desenvolvimento de métodos e estratégias eficientes para o crescimento da empresa.
Em um ambiente econômico cheio de incerteza e grande concorrência, a análise e o planejamento financeiro mostram-se fundamentais para a boa gerência e necessários, inclusive, à sobrevivência da empresa.
Aprendizado de forma prática e gratuita são algumas das vantagens dos cursos a distância do Sebrae para microempreendedores.
O conteúdo deste curso está distribuído em módulos e unidades que tratam dos seguintes temas: Administração financeira da empresa, Projetar fluxo de caixa, Fatores que influenciam o planejamento e Definição de metas com base nos resultados gerenciais.
O Programa Varejo Fácil Sebrae tem cursos direcionados aos empresários e profissionais do comércio varejista que buscam noções básicas de como controlar as finanças de suas empresas. Micro e Pequenos empreendedores têm à disposição:
Os cursos do Programa Varejo Fácil – Controles Financeiros têm como objetivo proporcionar aos seus participantes a competência de controlar financeiramente suas empresas para melhor orientação em suas tomadas de decisões diárias.
O conteúdo está distribuído em conteúdos e módulos que tratam dos seguintes temas: Importância dos controles financeiros, Controle dos recursos no dia a dia de uma empresa comercial varejista, O fluxo de caixa, Análise do fluxo de caixa e determinação do capital de giro na Empresa e Apuração dos Resultados da Empresa.
Ainda na área financeira o Sebrae oferece no EAD gratuitamente o curso Gestão de Cooperativas de Crédito. Uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada por uma sociedade de pessoas, com forma e natureza jurídica própria, de natureza civil, sem fins lucrativos e não sujeita à falência.
Quando um grupo de pessoas constitui uma cooperativa de crédito, o objetivo é propiciar crédito e prestar serviços de modo mais simples e vantajoso para seus associados (por exemplo: emprestar dinheiro com juros bem menores e com menos exigências do que os bancos).
Existem inúmeros segmentos onde o cooperativismo pode ser aplicado em benefício de muitas pessoas, entre eles: produção, agropecuária, crédito, trabalho, saúde, turismo e lazer, educacional, consumo, habitacional, mineral, infraestrutura, especial e transporte.
Para pessoas que queiram se aperfeiçoar, visando à carreira profissional de gerente de cooperativas de crédito.
É recomendável, para o bom aproveitamento do curso, ter noções de contabilidade, de operações de crédito, de matemática financeira, além de ter ensino médio completo. O conteúdo está distribuído em módulos e unidades que tratam dos seguintes temas: O cooperativismo de crédito, Estrutura e funcionamento das cooperativas de crédito e Gestão contábil-financeira.
Para cada curso há uma carga horária específica, distribuída em atividades como leitura, pesquisas, discussões, resolução de problemas e estudos de caso. Durante o período dos cursos, o participante determina seu ritmo de estudo, mas existe uma recomendação de dedicação semanal média de 3 horas e 45 minutos.