O ano de 2014 começou com grande efervescência provocada pela Copa do Mundo FIFA 2014. Para os empresários do ramo de brindes há um movimento particularmente vantajoso, pois o momento oferece a oportunidade de dar um salto quantitativo e qualitativo na produção e nas vendas.
A demanda por brindes crescerá ancorada principalmente na diversificação e na inovação. Saber como aproveitar essas tendências e promover mudanças positivas para o negócio no longo prazo requer também uma produção eficiente e pontual. São desafios para os quais, felizmente, há bons caminhos que possibilitam um jogo vitorioso. Nesse contexto se situa a perspectiva que une artesanato aos brindes.
Responsabilidade socioambiental, valorização dos recursos humanos e ligação com as raízes culturais brasileiras e regionais, que figuram como elementos de destaque no atual cenário brasileiro, também estão fortemente presentes nas características da produção artesanal.
Além disso, o artesanato é uma atividade muito plástica, que permite fugir do lugar comum, por meio do desenvolvimento de peças exclusivas que favoreçam um produto diferenciado e com estilo próprio alusivo a marcas.
Empresas do ramo de brindes que têm apostado em artesanato chegam a faturar entre 40mil e R$ 1,5 milhão por ano, dependendo da dimensão da sua produção. Já o artesanato movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano no Brasil. A atividade representa aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e envolve, hoje, 8,5 milhões de pessoas na produção, concentradas majoritariamente na região Nordeste.
Conheça mais conteúdo relacionado ao tema:
Brincadeira de Criança promete encantar turistas é um Caso de Sucesso publicado no portal Sebrae 2014, na qual é narrada a história de Adriane Néo São Marcos, artesã, artista plástica, designer e web designer que desenvolveu um produto inspirado na Copa deste ano.
Ideias de Negócios para 2014 – Artesanato para Brindes Corporativos é um material que faz parte da Série de Oportunidades para que micro e pequenas empresas (MPEs) se apropriem dos investimentos programados para os megaeventos que ocorrerão no Brasil, bem como do maior volume de movimentação econômica antes, durante e após esses eventos. Embora não substitua a elaboração de um Plano de Negócio, as informações contidas no documento oferecem uma visão estratégica da atividade.