CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Cooperativas de crédito impulsionam micro e pequenas empresas

José Salvino de MennezesJosé Salvino de Menezes*

O cooperativismo de crédito tem se mostrado uma importante ferramenta para impulsionar a economia e alavancar micros e pequenas empresas. Seja para expandir, equilibrar ou aquecer os negócios, as cooperativas de crédito do Sicoob em todo país oferecem diversas opções de produtos e serviços, como cartões de crédito e seguros, com taxas e juros reduzidos. Também garantem a empreendedores, de vários segmentos, acesso a recursos financeiros para empréstimo, investimento e capital de giro, em condições especiais.

As cooperativas há algum tempo, têm sido a opção mais vantajosa para microempreendedores, que ainda enfrentam grande dificuldade em se conseguir crédito no Brasil. Elas oferecem os mesmos produtos disponibilizados pelos bancos comerciais, mas se distinguem das demais instituições financeiras porque têm como principal objetivo a prestação de serviços aos seus associados, que também são sócios do empreendimento. Além disso, os cooperados têm direito a voto nas decisões e participam da distribuição dos resultados da instituição.

O Sicoob tem investido constantemente com foco nos pequenos e micro negócios, tanto no incremento do portfólio dos produtos e serviços como no fortalecimento da capacidade gerencial das cooperativas de crédito. No mês de abril deste ano, por exemplo, o Sicoob lançou o cartão BNDES Sicoob, uma modalidade de financiamento de longo prazo, voltado para micro, pequenas e médias empresas. O cartão consiste em uma linha de crédito pré-aprovada, com limite de até R$ 1 milhão, taxa de juros atrativa e pagamento em prestações mensais fixas.

No mês de agosto, o Sicoob e o Sebrae assinaram um convênio de cooperação para estimular a competitividade dos pequenos negócios. A parceria prevê, entre outras ações, a capacitação técnica e gerencial das cooperativas de crédito filiadas ao Sicoob e o compartilhamento de informações da Rede de Cooperativas de Crédito.

Sobre o Sicoob
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2,5 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 500 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação) que tem a finalidade de defender os interesses das cooperativas representadas, ofertar serviços, promover a padronização, supervisão e integração operacional, financeira, normativa e tecnológica. Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil S.A. (Bancoob) especializado no atendimento às cooperativas de crédito e cujo controle acionário pertence às cooperativas do Sicoob; a Bancoob DTVM, distribuidora de títulos e valores; o Sicoob Previ, fundação que oferece plano de previdência complementar; a Cabal Brasil, bandeira e processadora de cartões e a Ponta Administradora de Consórcios. Conta ainda com o Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), que confere credibilidade ao Sistema e garante a proteção dos recursos dos seus associados. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilitam acesso a recursos para empréstimos em geral e investimentos, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com juros mais acessíveis.

* Diretor-Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Confederação. Iniciou sua carreira em um dos maiores banco privados do País. Fez estágio em Cooperativismo e Sindicalismo em Israel. Foi Prefeito da cidade de Goianésia, no estado do Goiás. Desenvolve, com grande atuação, atividades empresariais nos segmentos: comercial, industrial, agrícola e pecuário. Atualmente, é Presidente da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Ltda – Sicoob Confederação, Presidente da Cooperativa Central de Crédito do Goiás – Sicoob Goiás Central e Diretor Executivo da Cooperativa de Crédito do Vale do São Patrício Ltda.- Sicoob Coopercred.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae