Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Conheça os significados das marcas de veículos

Conheça os significados das marcas de veículos

Estamos tão habituados a certas marcas de veículos circulando pelas ruas que provavelmente poucos pararam para se perguntar o que significa o nome de cada uma delas. É de conhecimento público que boa parte delas receberam o sobrenome de seus fundadores, dentre elas Chevrolet, Citröen, Honda, Ferrari e outras. Nesse caso, não existe nenhum significado por trás das palavras, mas nos demais, existem algumas curiosidades que não só dizem muito sobre a fabricante, mas também sobre a época em que foram fundadas.

A alemã Volkswagen, que hoje é uma das maiores do ramo, é um bom exemplo disso. Volkswagen em alemão significa “carro do povo”, tendo sido fundada pelo governo local em 1937 sob o registro “Sociedade para a Preparação do Carro do Povo Alemão”. Já a Fiat, que também ocupa um papel de destaque no Brasil, faz um trocadilho interessante com sua pronúncia: trata-se de uma sigla para Fabbrica Italiana Automobili Torino (Fábrica Italiana Automobilística de Turim), mas que ao mesmo tempo significa a palavra “faça-se” em latim.

A gigante japonesa Toyota mistura um pouco das duas coisas, trazendo uma pitada de superstição oriental: o nome do fundador da empresa é Sakichi Toyoda, porém ele decidiu substituir a letra D pelo T para que a escrita japonesa (kanji) utilizasse oito traços. No Japão, o 8 é considerado um número de sorte, que traz sucesso e prosperidade, o que justifica a intenção do empresário. Outra curiosidade surpreendente é que o símbolo da Toyota é formado por todas as letras do seu nome combinadas de uma forma totalmente simétrica.

A BMW também esconde um passado bastante curioso por trás do seu nome e símbolo. Fundada em 1916, a montadora alemã nasceu da fusão de três empresas, sendo uma delas uma fabricante de motores de avião. A sigla traz a inicial de cada uma delas, sendo que no início o foco da empresa era a produção de motores aeronáuticos. Foi só após a Primeira Guerra Mundial que a BMW passou a fabricar carros, mas até hoje seu símbolo resgata suas raízes, representando uma hélice em movimento.

Até mesmo os nomes dados aos modelos dos veículos possuem significados, como  Fiat Strada seminovo. Na Fiat, por exemplo, eles não utilizam siglas para batizar seus automóveis, apenas termos que categorizam seus carros de acordo com os recursos que oferecem: básico, intermediário e os esportivos. Cada fabricante possui sua própria forma de nomear veículos, então não existe um padrão específico para isso.

You must login to add a comment.

Posts relacionados