De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, das muitas ações que geram impacto no mundo, seja positivo ou negativo, o consumo consta como uma cultura essencial a ser pensada. Nesse sentido, tendo em vista o panorama cada vez mais acentuado de mudanças climáticas, poder de compra reduzido, pandemia global e outros fenômenos, o olhar para o modo como o consumo é realizado deve ser mais atento. Tratando, portanto, da iniciativa de um consumo consciente. Esse consumo diz respeito a uma visão macro no momento da compra, ou seja, o consumidor pensa todos os processos que levam o produto final até ele. A partir dessa reflexão, prioriza-se marcas que adotam métodos sustentáveis no momento da produção, gerando menos lixo e destinando o gerado para a reciclagem. O consumo consciente, ou sustentável, é viabilizado e elaborado através de três forças motoras.
Frente ecológica
Quando há uma preocupação com fabricantes que utilizam métodos conscientes ao elaborar seus produtos, os efeitos dessa fabricação são positivos, ou seja, ocorre a diminuição da pegada de carbono e a redução de poluentes em geral. Isso só é possível através da utilização de fontes renováveis de energia e de materiais recicláveis nas embalagens. Essas medidas freiam o uso de recursos naturais, que, quando utilizados de maneira inconsciente, alteram o ecossistema. Posto isso, o consumo consciente também está associado à sustentabilidade, através da reflexão de como o modo de produção dos bens consumidos afeta o meio ambiente.
Frente social
O custo da produção também deve ser pensado no momento de produzir algo. Esse custo designa-se ao custo associado à cadeia produtiva, trata-se também de custos indiretos, mão de obra e outros. A reflexão necessária destina-se a quem produziu o produto cujo preço final é barato, por exemplo. Um produto com um preço abaixo do mercado, certamente, teve uma mão de obra que não recebeu o ideal para a produção daquele item. Pensar nesse custo é essencial para empresas que querem um modelo de produção sustentável, que mantenha os direitos humanos assegurados. Também é dever do público se preocupar com as condições de trabalho de quem produz aquele material, tornando-se assim uma preocupação social.
Frente econômica
O consumo consciente possui relação com consumir o necessário. Ao passar por um processo de reflexão na hora de comprar um produto, pode-se perceber que aquele produto não é essencial. Dado isso, a utilização do dinheiro que seria destinado para compra daquele bem pode ser redirecionado a um investimento de longo prazo, por exemplo. Um fator importante para o consumo em geral é o entendimento de o que é a inflação; caracterizada pelo aumento dos preços de bens e serviços, a inflação tem influência direta no poder de compra. Ou seja, o consumo consciente também impacta na economia financeira de maneira positiva. As três frentes essenciais do consumo sustentável, quando associadas, levam a uma sociedade próspera e mais humanizada.