Para que o seu negócio cresça e tenha sucesso, é muito importante que a saúde dos seus colaboradores seja preservada – inclusive, esta é uma obrigação das empresas, segundo a legislação trabalhista. Na área da indústria, por exemplo, os trabalhadores são expostos a produtos potencialmente perigosos e tóxicos, além de manusear equipamentos com objetos cortantes, o que aumenta a possibilidade de acidentes de trabalho se o trabalhador não estiver com equipamentos de segurança. A intenção é diminuir qualquer tipo de risco à saúde dos trabalhadores, seguindo normas específicas de acordo com os órgãos responsáveis de segurança do trabalho. Mas, afinal, quais são os principais equipamentos de segurança no trabalho? Conheça alguns deles!
Luvas de proteção
Sem dúvidas, as luvas são um dos equipamentos mais comuns e mais utilizados para a segurança no trabalho. Existem diversos tipos de luvas para atender aos diferentes serviços, variando a sua resistência para cortes, perfurações e até abrasão. O material de fabricação da luva também deve ser considerado na hora de decidir qual modelo comprar para os seus colaboradores.
Botas
Trabalhar de tênis, sandálias e chinelos não é muito apropriado para trabalhos mais pesados. É por isso que as botas de segurança configuram um dos itens fundamentais de segurança no trabalho. Usadas principalmente para trabalhadores de obras, as botas evitam o contato da pele com detritos e ferramentas pontiagudas, além de permitir que o trabalhador possa andar em locais com piso perigoso. Da mesma maneira que as luvas, existem diversos modelos de botas que se adequam à necessidade do serviço.
Capacete
O capacete é o equipamento capaz de proteger a cabeça – e, às vezes, até o rosto –, para evitar ferimentos ou outros danos ao funcionário. Existem modelos de capacete que também ajudam na proteção contra a radiação solar e a eletricidade, além de também prevenir ferimentos nos olhos do funcionário quando o modelo possui viseira.
Máscara
Famosas agora devido à pandemia de COVID-19, os trabalhadores usualmente precisam usar máscaras para evitar a inalação de gases e poluentes tóxicos ou contaminantes, como poeira de materiais. Existem diversos modelos fabricados com materiais diferentes para cada tipo de finalidade.
Protetor auricular
Usado para proteção auditiva, esse equipamento é usado para quem trabalha em ambientes com ruídos de alto volume, que é um dos fatores que mais adoecem funcionários. Há protetores que vêm acoplados no capacete, e pode ser uma boa opção para seus funcionários, caso o seu negócio seja da área de construção, por exemplo.
Para que você saiba exatamente quais equipamentos deve comprar para os seus funcionários, é importante contar com um profissional especializado em engenharia de segurança do trabalho, para que ele organize as normas que regem a área do negócio. Desta maneira, o profissional poderá fazer a ficha completa dos equipamentos necessários, para que seus trabalhadores estejam seguros e sua empresa, dentro da legislação.