A vontade de empreender é muito comum entre as pessoas. Ter seu próprio negócio é muitas vezes a oportunidade de mudar sua carreira profissional e obter a realização financeira, tanto é que nos últimos anos observou-se um crescimento significativo de novos negócios no Brasil.
O ramo da alimentação tem crescido nos últimos anos, motivado pela diversidade de público e pelas novas possibilidades de cardápio, aspecto importantíssimo para atrair um número maior de clientes. Com isso, o empreendedor deve fazer antes um estudo sobre como deseja iniciar seu negócio, ou melhor, qual será o seu foco. Assim como se faz necessário pesquisar o mercado, a localização, a concorrência e conhecer a legislação pertinente ao ramo alimentício. Na verdade, cozinhar bem não basta, e ser um bom administrador é fundamental para que o negócio tenha sucesso.
O primeiro passo está na escolha do tipo de alimento que servirá e a melhor localização do restaurante; em seguida, trace o plano para a abertura do mesmo; para isso, conte com a ajuda de outros profissionais, como arquiteto e engenheiro, para que possam orientar sobre os itens essenciais de montagem de restaurantes. O auxílio de consultores para entender as regras municipais sobre esse ramo de negócio também é fundamental.
Escolhido o segmento e o local de seu restaurante, o momento agora é de definir como atender sua clientela, um detalhe essencial, como, por exemplo, se está localizado próximo a escritórios, é ideal que seja self-service, para que a refeição seja variada e o serviço, rápido. Outra opção é o à la carte; oferecer inclusive pratos já pré estabelecidos e fixos no cardápio, e com um horário de atendimento mais extenso, inclusive noturno, é uma boa alternativa.
Atenção quanto ao ramo escolhido, já que algumas opções estão saturadas; portanto, é a oportunidade de fazer diferente e ter sucesso como os restaurantes típicos, com alimentação regional, japonesa, vegetariana, vegana, entre outros. Vale ressaltar que durante a pandemia do Covid-19, o atendimento delivery cresceu significativamente, assim como o uso de aplicativos para entrega.
Para operacionalizar finalmente a abertura de seu negócio, liste tudo que precisará, como os equipamentos da cozinha, área de atendimento e a decoração. Mesmo para um restaurante de pequeno porte, itens como fogão industrial, geladeiras, freezers, liquidificadores, panelas, pratos, talheres, entre outros, devem ser contabilizados, como mesas, cadeiras, caixa, local de armazenamento dos insumos, além de ter também local próprio e seguro para o gás de cozinha.
Inclua nessa lista a quantidade de funcionários para realizar as tarefas, despesas com uniforme e treinamento de pessoal. Escolha e visite seus fornecedores, para que se tornem seus parceiros e estejam comprometidos com o seu projeto. Enfim , para concretizar seu objetivo, é necessário e fundamental conhecer experiências semelhantes ao seu ideal e buscar sempre orientação de profissionais qualificados, que ajudarão no seu negócio e, consequentemente, no seu sucesso.