Desde que começou a entrar em vigor no dia 18 de setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados, também conhecida como LGPD, mudou de vez a forma como os dados e informações se vinculam dentro de toda a internet, trazendo mais segurança aos usuários e as empresas de forma geral.
Não são poucas as mudanças impostas por essa lei, inspirada na conhecida GPDR General Data Protection Regulation), que entrou em vigor em 2018 na União Européia, o principal objetivo da lei, é justamente trazer mais proteção aos dados pessoais dos usuários, e tratar todas as informações coletadas, de maneira consciente e transparente.
Por mais que muitos acreditem que a LGPD muda tudo e causa até uma certa dor de cabeça nas empresas, ela atua de forma totalmente contrária, oferecendo benefícios, para que o negócio se desenvolva de forma segura, assim como o limpador enzimático, que serve para manter produtos higienizados.
No texto de hoje, iremos falar tudo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e como ela pode ser eficiente dentro de qualquer empresa, bora conferir um pouco mais sobre ela, e como ela garante a segurança de um negócio? Então vamos lá!
O que é LGPD?
A Lei número 13.709/2018, também conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados, tem como principal objetivo, proteger os direitos fundamentais vinculados a liberdade e privacidade de cada pessoa, e como as empresas e organizações captam, armazenam e utilizam os dados dos seus clientes, tanto no ambiente online quanto também no offline.
De maneira resumida, a LGPD é responsável direta pela proteção dos dados de todos os cidadãos, multando e trazendo penalização, para aqueles que realizam o uso indevido, comercialização e vazamento de dados de forma ilegal.
Estima-se que 90% dos dados gerados em todo o planeta nos últimos anos foram reproduzidos, ou seja, várias pessoas tiveram acesso a eles, tornando um risco a integridade e privacidade de qualquer usuário, então cabe a empresa, garantir a segurança, tanto de seus consumidores quanto até mesmo dela mesma.
Afinal, a segurança não só é algo positivo para os usuários quanto também para as grandes corporações, que se preocupam com sua marca, identidade e relacionamento com o cliente, é preciso que tudo funcione de maneira exemplar, e assim como a conserto de bomba é essencial para o sistema hidráulico, a LGPD pode ser o coração de todo o processo de segurança de um negócio.
Melhora no relacionamento cliente – empresa
A primeira medida protetiva da LGPD dentro das empresas é justamente a blindagem que ela fornece no relacionamento de um negócio com o seu público, através dela, é possível garantir a segurança e a melhoria na relação da sua marca com os consumidores, já que você estabelece um termo de consentimento, explicando tudo sobre a coleta de dados e o tratamento que você dará a eles.
Isso gera mais transparência e responsabilidade social, trazendo também credibilidade e melhorando a experiência do cliente, que se sente muito mais confiante e seguro em estabelecer um vínculo próspero com sua marca.
Aumento da segurança jurídica
Por se tratar de uma Lei, a LGPD garante uma segurança jurídica não só em território nacional, mas também no mundo inteiro, tendo uma aplicação extraterritorial, fazendo com que sua empresa seja considerada um ambiente seguro para o pleno tratamento de dados.
Além disso, vale ressaltar que, ao estar em conformidade com a GDPR, faz com que empresas, mesmo atuantes nacionalmente, possam coletar dados provenientes da União Europeia, aumentando seu leque e sua segurança jurídica não só em âmbitos nacionais mas também internacionais.
Segurança cibernética aprimorada
Por fim, com o alto volume de dados existentes dentro da web, é até natural que muitos deles não sejam benéficos ou simplesmente sejam falsos, transformando todo o trabalho da sua empresa em algo de baixa confiança, sendo até mesmo descartado.
Assim como as peças para empilhadeira, um simples deslize pode prejudicar o processo inteiro, fazendo com que tudo desmorone, com a LGPD, você garante a proteção total dos dados e a segurança e veracidade dos mesmos, garantindo uma proteção maior em âmbito geral de todos os seus processos.
Isso faz com que sua segurança cibernética seja aprimorada, resultando em um ambiente muito mais seguro para a execução de tudo aquilo que você realiza, e trazendo tomadas de decisões mais eficazes.
O que achou do texto de hoje? Já implementou a LGPD na sua empresa? Comente abaixo o que achou e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.