A experiência que a sua empresa oferece ao consumidor é determinante para conquistá-lo. Com a competitividade que existe hoje em dia, um produto de qualidade não passa de um pré-requisito. O que realmente diferencia um negócio do outro é como o cliente se sente. Agora você conhecerá 8 vantagens de utilizar uma plataforma CRM, trazendo melhorias significativas para o relacionamento com o cliente.
A seguir, saiba as vantagens de adotá-la.
O que é uma plataforma CRM?
Vamos começar pelo básico: uma plataforma CRM (Customer Relationship Management) é um sistema desenvolvido para dar suporte às empresas na gestão do relacionamento com o cliente.
Esse software reúne dados dos mais diversos tipos sobre esses clientes. Desde informações demográficas até o histórico dele com a empresa, em que ponto da jornada de compra ele está, se ele está negociando com algum consultor e qual o status atual.
O uso de dados revolucionou as estratégias de marketing e a forma como as empresas interagem com seus consumidores. As empresas que não se apropriam dessa evolução tendem a ficar obsoletas.
Vantagens de usar uma plataforma CRM
Agora você vai saber, na prática, quais as 8 vantagens de utilizar uma plataforma CRM para a sua empresa.
Todos os dados num só lugar
O primeiro benefício é poder reunir absolutamente todas as informações sobre o seu cliente em um único sistema. Isso evita que dados importantes fiquem “diluídos” em vários lugares e acabem se perdendo.
Além disso, todos os colaboradores que têm relacionamento direto com o consumidor podem ter acesso ao CRM, o que garante a unificação das informações. Por exemplo: supondo que o cliente esteja em fase avançada de negociação com um consultor. Porém, ele fica doente e outro colaborador assume sua função. Graças ao CRM, ele saberá o status exato de todos os clientes, podendo dar continuidade e evitando “perdê-lo” no meio da jornada.
Otimização do tempo
Lançar os dados em um sistema que foi desenvolvido especificamente para isso é muito mais prático e intuitivo do que utilizar qualquer outra ferramenta para isso. Logo, o CRM otimiza o tempo da equipe, permitindo que ela possa se dedicar mais a atividades de cunho estratégico!
Monitoramento da equipe de vendas
O CRM não serve apenas para levantar dados e insights sobre os clientes, mas também sobre a equipe de vendas! O sistema indica qual venda foi fechada por qual profissional. Assim, o gestor consegue fazer um levantamento da performance da equipe, tanto individualmente quanto coletivamente.
Isso é muito importante para direcionar treinamentos de vendas, definição de metas e de recompensas para esses colaboradores. Tudo com base em informações reais e palpáveis!
Proporciona um relacionamento mais pessoal com o cliente
Empresas que conseguem construir conexões reais e pessoais com seus clientes têm mais chances de alcançarem o sucesso! Isso porque quando o consumidor sente uma relação amigável e cordial, é natural que ele se torne fiel.
No CRM, você pode anotar informações importantes, do tipo: o cliente comentou que vai fazer uma viagem de férias. No retorno, quando o contato for retomado, o vendedor vai saber disso e poder perguntar como foi a experiência. Isso estreita o vínculo, deixa a pessoa mais confortável e pode até render uma indicação nas redes sociais!
Segmentação de clientes
Com uma plataforma CRM, é possível segmentar os seus clientes de acordo com a etapa em que eles estão no funil de vendas. Por consequência, a estratégia para abordá-los poderá levar em conta essa questão.
Um consumidor que está no topo do funil precisa de um apelo diferente daquele que já está no meio, por exemplo. E é bastante comum que as empresas percam vendas por não terem a ferramenta necessária para fazer essa segmentação.
Se você souber exatamente em qual estágio cada cliente (existente ou em potencial) se encontra, suas chances de conversão vão aumentar exponencialmente, acredite!
Foco no que interessa!
O sistema de CRM é uma forma de automatizar processos. Muito se fala nessa automatização nos dias de hoje: graças a ela, não é necessário que os colaboradores dediquem seu tempo a atividades essencialmente operacionais. Logo, eles podem se manter focados no que interessa: planejar estratégia de vendas, nutrir seu relacionamento com o cliente e bater as metas!
Além disso, também é preciso destacar que a automatização reduz os índices de falha humana, outro ponto que tem tornado as empresas bem mais eficientes.
Otimização do tempo
Todas essas vantagens anteriores tornam o trabalho do vendedor muito mais certeiro! Ao acompanhar o status do cliente, ele saberá exatamente como fazer a melhor proposta para ele. Logo, vai ter chances de convertê-lo em menos tempo.
Quando não existe esse tipo de controle, acontece muito de os vendedores “perderem” um longo tempo com clientes que claramente não estavam prontos para a conversão. Enquanto isso, outros consumidores, que estavam muito mais perto de fecharem a compra, podem ter ficado de lado.
Com o CRM, isso não vai mais acontecer.
Acompanhamento de resultados ao longo do tempo
Toda empresa está em busca de resultados, portanto, eles precisam ser mensurados. Uma plataforma de CRM vai trazer todos os dados sobre as vendas.
Nesse sistema, o gestor consegue extrair insights como: a quantidade de vendas dentro de um período, quantas vendas foram fechadas com um mesmo cliente, quanto tempo levou desde o primeiro contato até a concretização da venda e assim por diante.
Essas informações vão servir de base para a tomada de decisões assertivas para a melhoria constante do empreendimento. Afinal, vão ajudar a entender exatamente quais são os pontos que precisam ser melhorados, definir expectativas para os próximos semestres e elaborar um plano de ação para atendê-las.
Uma boa plataforma CRM vai transformar a forma como a sua empresa conduz o relacionamento com os clientes e isso vai se refletir no aumento das suas vendas. Esse pode ser o próximo passo para a evolução do seu negócio!