A gestão do capital humano é uma área em constante desenvolvimento. Quem atua com pessoas precisa manter-se atualizado, sempre acompanhando as tendências do mercado. Alguns livros são ferramentas interessantes para quem não quer ficar para trás.
Neste post, separamos 4 sugestões de livros sobre gestão de pessoas, para que você acompanhe o que os principias profissionais da área têm feito, e o que eles recomendam. Boa Leitura!
Alguns dos famosos livros sobre gestão de pessoas
1. Rápido e Devagar
Autor: Daniel Kahneman
Esta obra é resultado de quase 40 anos de estudos de Daniel Kahneman. Ele aborda os mecanismos de ação utilizados pelo nosso cérebro. O primeiro é o pensamento automático, mais rápido e intuitivo. O seu oposto é o pensamento analítico, de características mais lentas e racionais.
Segundo o autor, compreender estes dois mecanismos do cérebro permite ao gestor tomar decisões mais aprimoradas no que se refere à gestão de pessoas. Para Kahneman, assim é possível basear estas decisões em premissas lógicas e não emocionais, mais passíveis de erros.
2. Equipes 100% Energizadas
Autor: Heike Bruch e Bernd Vogel
Toda a empresa ou organização possui uma energia que pode ser uma fonte de vitalidade ou de ruína para o ambiente corporativo. Ensinar a canalizar e utilizar esta energia de forma positiva é a proposta do livro Equipes 100% Energizadas.
Os autores – Bernd Vogel e Heike Bruch, apresentam técnicas para que os gestores possam utilizar desta matriz energética organizacional para verificar a intensidade e a qualidade da energia de uma organização, a fim de mapear sua situação atual. São estratégias eficientes, com ferramentas práticas que ajudarão a driblar as armadilhas do ambiente corporativo.
3. Técnicas de Entrevista
Autor: Charles Stewart e William Cash Jr
Qual a abordagem adequada para cada tipo de entrevista? Esta é uma das dúvidas que o livro “Técnicas de entrevista: estruturação e dinâmica para entrevistados e entrevistadores” busca esclarecer.
Com edição original dos anos 70, a obra reúne pesquisas recentes sobre comunicação interpessoal e usos de tecnologias e mídias sociais, o que a credencia como leitura extremamente proveitosa quando se trata de gestão de pessoas.
Além de explorar questões técnicas da entrevista, como os tipos de perguntas e seus usos específicos, os autores discorrem também sobre temas com ética e igualdade de oportunidades de emprego.
4. Grandes decisões sobre pessoas
Autor: Claudio Fernándes-Aráoz
Ideal para quem busca melhorar suas técnicas de contratação, o livro de Claudio Fernándes-Aráoz, busca fornecer subsídios para que os gestores sintam-se mais seguros no momento de decidir sobre os rumos da organização, no que se refere à gestão de pessoas.
Seu foco é ajudar estes líderes a aprimorarem suas habilidades para contratar e reter talentos. O autor transporta para o livro sua experiência de mais de 20 anos em grandes empresas de contratação e desenvolvimento de pessoas.
Estas são apenas algumas sugestões de obras e autores que podem trazer muito conhecimento para quem atua na área de gestão de pessoas. Mas há muitos outros que podem contribuir para o seu crescimento. Por isso, pesquise, busque referências e faça da leitura sobre temas corporativos um hábito.
Este artigo foi escrito por Natalli Krissa, da TiqueTaque – Relógio de Ponto e Controle de Ponto Digital.