Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Confira dicas para casais e não passe sufoco no fim do mês

Confira dicas para casais e não passe sufoco no fim do mês

 

Frio na barriga, olhares apaixonados, carinhos e noites românticas: estar em um relacionamento é realmente uma delícia. Há quem sonhe desde pequeno em encontrar um grande amor, construir uma família e ser feliz para sempre. 

 

Porém o que ninguém conta sobre a vida adulta é que os boletos chegam todo fim de mês, e dividir essa responsabilidade pode não ser uma tarefa tão fácil. Hábitos diferentes, rotina nova, falta de planejamento e desorganização podem causar um verdadeiro caos na vida conjunta. 

 

De acordo com um levantamento do IBGE, realizado em 2018, cerca de 57% dos casamentos resultam em divórcio por problemas financeiros, e, por mais que alguns anos tenham se passado desde então, uma coisa é fato: viver não ficou mais barato. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que a sua relação não faça parte dessa estatística. Confira: 

 

Conversem sobre dinheiro

 

A boa comunicação é pilar de todo relacionamento, e sentir-se à vontade para conversar sobre diversos assuntos deixa qualquer dificuldade mais leve. Por isso, antes de embarcar em uma vida a dois, pergunte sobre os ganhos e gastos mensais, compare as rendas, deixe claro as dificuldades e prepare o seu parceiro para possíveis surpresas financeiras. 

 

Por exemplo, há chances de demissão? Algum aumento previsto? Buscando empregos em BH, SP, RJ ou qualquer outra grande mudança de cidade? Questões como essas devem ser conversadas com antecedência. 

 

Coloquem os gastos na ponta do lápis

 

Agora que vocês já têm ideia de como tudo pode funcionar financeiramente, chegou o momento de colocar a organização em prática. Junto do seu companheiro, crie uma planilha com gastos extras e fixos do casal, como aluguel, conta de água, gás, luz, etc. Nela, some a renda de ambos e divida os valores, conforme faça sentido para o casal. 

 

Se o salário mensal dos dois for semelhante, por exemplo, talvez seja melhor dividir tudo igualmente. Caso contrário, outros casais optam em juntar tudo o que ganham para que a renda seja única, o que também pode funcionar. 

 

Contudo, é importante ter em mente os gastos individuais e buscar por uma independência financeira; somente dessa forma você estará preparado para eventuais mudanças. Uma boa maneira de solucionar essa questão é optar por uma conta conjunta, para gastos do casal, e uma outra conta individual, onde poderá economizar e quitar dívidas pessoais.

Criem uma reserva de emergência 

Se preparar para contratempos é fundamental, pois não sabemos o dia de amanhã, e situações complicadas podem surgir quando menos esperamos. Pensando nisso, investir pode ser uma boa solução.

 

Especialistas acreditam que uma reserva de emergência deve equivaler entre seis meses e um ano das suas despesas. Porém não há uma regra fixa para isso, pois o importante é conseguir separar um valor que não será utilizado sem nenhuma necessidade.

 

Uma boa solução é optar por investimentos em renda fixa, como Tesouro Direto e CDB; dessa forma, é possível garantir retorno financeiro, sem correr nenhum risco de perda.

You must login to add a comment.

Posts relacionados