O comércio eletrônico, no Brasil, tem crescido exponencialmente desde o início dos anos 2000. Somente em 2021, há uma estimativa de que o e-commerce tenha faturado mais de R$ 300 bilhões somente em 2021. Hoje, perde a empresa que não opta por estar presente no mundo digital — e propor essa presença pode trazer desafios importantes para os gestores e empresários.
Sobretudo na pandemia, o e-commerce cresceu de maneira tão acentuada que muitas empresas decidiram focar somente no mundo digital. Para manter essa presença e continuar crescendo, apostar em tendências tecnológicas pode ser uma ótima estratégia para o seu negócio. Confira algumas destas tendências abaixo!
Assistentes virtuais (chatbots)
Feitos pensando no usuário, os chatbots são aqueles robôs conversacionais que servem de atendimento aos consumidores antes de passar para o atendimento humano. Normalmente, os chatbots respondem perguntas frequentes dos clientes, como tempo de entrega, materiais usados, prazos de confecção, etc., além de também servir como uma maneira de os usuários interagirem diretamente com a marca.
Você consegue integrar os chatbots em vários canais, como aplicativos de mensagens e no próprio site da empresa, além de servir para você conhecer melhor os seus usuários.
Canais conversacionais
Por falar em canais conversacionais, é essencial que hoje as empresas estejam presentes em canais como SMS, WhatsApp e outros aplicativos de mensagem. Isso faz com que os clientes se comuniquem diretamente com a marca e facilita o acesso à loja. Além disso, estar em multicanais pode fazer com que as suas campanhas de marketing também sejam implementadas de maneira mais ampla.
Reconhecimento de imagem
Atualmente o uso de inteligência artificial por reconhecimento de imagem faz toda a diferença na hora de sugerir produtos aos clientes. A tecnologia é capaz de identificar dados referentes a um produto e a tecnologia começa a pesquisar por referências semelhantes.
Esta tecnologia ainda pode ser incrementada com a relação de avaliação de produtos, fazendo com que os usuários saibam quais são os melhores avaliados de acordo com as referências buscadas, inclusive por palavras-chave como notebook barato, por exemplo.
Análise de dados
De nada adianta você ter uma vasta tecnologia aplicada na sua loja se você não faz uma análise precisa dos dados gerados por estas interações. Hoje já é possível utilizar ferramentas ótimas de análise de dados, chamadas de Business Intelligence (BI), como Power BI, Tableau e Data Studio, e o mercado está aquecido para a contratação de profissionais que trabalham na área.
Tratar dados para análises pode te trazer benefícios incríveis, inclusive em termos financeiros: quanto melhor você conhece o comportamento dos seus usuários, melhores estratégias você cria para eles. Você conseguirá, por exemplo, antecipar comportamentos e identificar oportunidades de venda.