Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Comprar um imóvel vale a pena? Entenda neste artigo

Comprar um imóvel vale a pena? Entenda neste artigo

Será que comprar um imóvel vale a pena? Essa é uma pergunta que muitos investidores se fazem, especialmente em comparação com outras opções de aplicações no mercado. Afinal de contas, o custo de oportunidade é algo que deve ser considerado e, para muitos, algo que realmente faz muita diferença ao escolher os melhores investimentos.

No entanto, é importante entender que existem aplicações que são mais adequadas para determinados tipos de investidores e algumas são mais adequadas para outros tipos de investidores. É necessário considerar isso antes de fazer a sua opção. Por exemplo, imóveis são investimentos mais confiáveis, mas com menor potencial elástico de valorização (um imóvel poderá não crescer 150% em um ano, por exemplo).

Além disso, existe o fato de que algumas pessoas não pensam em comprar um imóvel como investimento, mas sim para moradia própria. Nesse caso, vale ou não a pena comprar?  Será que a melhor opção não seria alugar?

Se você quer saber se comprar um imóvel vale a pena, precisa seguir a leitura deste artigo até o final!

Comprar um imóvel como investimento é um bom negócio?

Primeiramente, vamos conversar sobre se a compra de um imóvel vale a pena do ponto de vista de investimentos. A resposta é: depende. Depende muito do tipo de investidor e do contexto da economia local, além da categoria do imóvel e da oportunidade em questão.

Por exemplo, um empreendimento como o Quadra Parque 500, em Brasília, tem tudo para ser um ótimo investimento. Isso porque:

  • ele está na planta (em média, o imóvel se valoriza em 30% depois de pronto);
  • está localizado em uma ótima região de uma cidade com boa qualidade de vida, com um enorme potencial de valorização;
  • trata-se de um imóvel de luxo, com bom acabamento e que certamente se valorizará no futuro.

Para quem tem esse perfil, o investimento em um imóvel é uma ótima opção. Normalmente, aplicar seu dinheiro é uma alternativa muito interessante para quem é  conservador, que prefere correr menos riscos, mesmo que isso signifique menos rendimento.

Nos últimos 10 anos os imóveis valorizaram mais de 200%, segundo o Índice FipeZap, o que mostrou que jogar com segurança pode ser mais vantajoso (o Ibovespa valorizou menos da metade disso no mesmo período).

Além disso, os imóveis podem ser muito interessantes em dois cenários:

  • aplicação com segurança para um investidor de perfil moderado ou agressivo;
  • investimento para ganhos recorrentes com o recebimento de aluguéis.

Ou seja, nesses contextos (um bom imóvel com excelente potencial de valorização e o perfil certo com a estratégia adequada), comprar um imóvel vale a pena sim. Já em outros cenários, especialmente aqueles com juros altos, talvez não seja tão vantajoso assim comprar um imóvel, mas falaremos sobre isso a seguir.

Comprar um imóvel vale a pena ou a melhor opção é alugar?

E se você quiser para morar, comprar um imóvel vale a pena ou a melhor opção é alugar? A resposta está na matemática e depende da taxa de juros.

A questão é simples: se o potencial de valorização do imóvel + ganhos recorrentes forem maiores do que o valor gasto com a sua compra + juros, então vale a pena comprar um imóvel. Se o custo total do financiamento for maior, então não vale.

Por exemplo, considere um imóvel no valor de R$ 200.000,00 comprado na planta. Vamos supor que você financiou 100% desse valor com uma taxa de juros de 7% ao ano e com prazo de 30 anos para pagar.

Nesse caso, o valor total que será pago é algo próximo de R$ 471.304,80, ou seja, o valor do imóvel dobrou e ainda adicionou mais cerca de 35%, ficando 135% mais caro.

Assim, a compra do imóvel vale a pena se, no período de 30 anos, a valorização do imóvel + aluguéis recebidos compensam esse investimento inicial + custos de manutenção + IPTU do imóvel anual nesse período todo.

Para facilitar a análise: quando a taxa de juros está alta, acima de 6% ao ano (como hoje), normalmente não vale muito a pena comprar o imóvel, já que você pode ganhar mais em curto prazo com aplicações financeiras, especialmente aquelas de Renda Fixa, como o Tesouro Direto. Já quando os juros estão baixos (como estavam recentemente) vale mais a pena, tendo em vista que você vai pagar pouco no financiamento e conseguirá ampliar a sua lucratividade em longo prazo.

Pronto! Agora já sabemos se comprar um imóvel vale a pena tanto em relação à possibilidade de investimento quanto em relação à possibilidade de morar nele. Assim, você já pode planejar seus próximos passos com atenção e decidir que tipo de movimento quer fazer no mercado. É fato que investir em imóveis pode ser uma ótima pedida, mas é preciso que o contexto seja adequado para isso.

Na sua opinião, comprar um imóvel vale a pena? Comente abaixo!

You must login to add a comment.

Posts relacionados