A Amazon é uma multinacional americana com mais de 20 anos no mercado. A empresa é pioneira no conceito de marketplace e em processos de vendas online.
Com tanta credibilidade, aprender como vender na Amazon com marketing digital abre um novo canal de venda conceituado para seus produtos. Quer aprender? Continue lendo!
GUIA | Como vender na Amazon
1. Saiba o que vai vender
O primeiro passo de como vender na Amazon é determinar o que você vai vender no site para ganhar dinheiro na internet com essa gigante do ecommerce.
A Amazon disponibiliza 20 categorias de produtos nas quais os vendedores podem se encaixar. Algumas requerem condições específicas para operar, portanto, você deve se certificar que pode cumprir os requisitos para optar por elas.
As categorias são:
- Atividades ao ar livre
- Beleza (requer aprovação)
- Brinquedos e jogos
- Calçados, bolsas de mão e óculos
- Câmeras
- Casa & Cozinha
- Celulares
- Computadores
- Eletrônicos
- Esportes
- Ferramentas e materiais de construção
- Games (requer aprovação)
- Joias (requer aprovação)
- Livros
- Malas e acessórios de viagem
- Papelaria e escritório
- Produtos para bebê (requer aprovação)
- Relógios
- Roupas e acessórios
- Saúde e cuidados pessoais (requer aprovação)
Além do requisito de aprovação, cada categoria tem outras condições em relação aos produtos permitidos. Por exemplo: produtos novos e usados, itens colecionáveis, itens reformados, etc.
Dicas para encontrar seu nicho de venda
Para ter um negócio lucrativo, você precisa fazer uma pesquisa de mercado e encontrar produtos modernos, competitivos e relevantes, alinhados à sua paixão e interesses.
Conheça a tendência do produto e estude seu impacto emocional, valor prático, visibilidade e reconhecimento para o público-alvo. É recomendável que você não envolva produtos sazonais e frágeis.
2. Reúna os documentos para se cadastrar
Para vender na Amazon você precisa preencher um perfil de cadastro com alguns dados pessoais e do negócio.
Os documentos e informações que você precisa ter em mãos são:
- Informações pessoais: nome, endereço completo, e-mail e telefone de contato;
- Documento oficial: pode ser seu CPF ou o nº de CNPJ da sua empresa, se tiver;
- Cartão de crédito internacional válido (bandeiras MasterCard, Visa e Diners);
- Dados bancários de uma conta com o mesmo CPF/CNPJ de cadastrado.
3. Escolha o plano ideal para você
Um passo importante de como vender na Amazon é determinar qual dos planos disponíveis você irá se encaixar.
Existem duas opções disponíveis para os vendedores que desejam operar na plataforma. Cada um tem suas condições especiais:
- Plano Individual: para vendedores com previsão de menos de 10 itens por mês com taxa de R$ 2 por item + comissão. Não é cobrada taxa mensal.
- Plano Profissional: para vendedores com previsão de vendas de mais de 10 itens por mês com taxa mensal de R$ 19 + porcentagem de comissão. Um destaque desse plano é a possibilidade de vender nos EUA, Canadá e México.
OBS: A porcentagem de comissão varia de acordo com as categorias de produtos. Confira aqui a tabela de tarifas para vender na Amazon.
4. Faça o cadastro de produtos e comece a vender na Amazon!
Depois de completar o cadastro de dados, definir sua categoria de produto, escolher seu plano e ser aprovado, é o momento de cadastrar os itens para venda.
Uma parte bastante importante, pois é através dessas informações que seus produtos serão encontrados pelos compradores.
Você vai gerenciar e adicionar produtos, quantidade, cores disponíveis, garantia, valor, frete e outros informações relevantes através do painel do vendedor, chamado de Seller Central.
Depois que cada item é cadastrado, ele fica disponível no site da Amazon. Quando uma compra é efetuada, o vendedor recebe uma notificação e pode começar a preparar o envio para o cliente.
Ao receber o pagamento da compra na conta indicada no cadastro, o vendedor também é notificado pela Amazon. Fique de olho no seu e-mail sempre!
O que acontece se o cliente parcelar a compra? Na Amazon, mesmo que o cliente divida o pagamento do pedido, os vendedores recebem o valor integral no próximo ciclo de pagamento.
Comece com o pé direito e aprenda como melhorar a venda de um produto com as sete estratégias matadoras deste outro conteúdo aqui do blog.
Dicas para vender na Amazon com sucesso
1. Tenha bons fornecedores de produtos
Depois de determinar seu nicho, você deve encontrar um fornecedor do produto. Você pode, inclusive, ter mais de um fornecedor para diversificar o contato e não ficar na mão caso algum não consiga te atender
Você também pode pesquisar no Google, fazer contatos com fornecedores em feiras/eventos ou através de indicações de colegas. As feiras são uma ótima oportunidade para conhecer fornecedores e seus produtos.
Informe-se sobre produtos de amostra, o preço e a quantidade mínima de pedido, o limite do pedido, a qualidade do produto, os custos de remessa e a capacidade fornecimento, etc.
Outro ponto importante para checar são as opções de pagamento para sua cotação. Vá reduzindo as opções com base em seus requisitos.
Lembre-se de pedir amostras para que você possa ver a qualidade do produto. Teste você mesmo ou peça a ajuda de terceiros antes de escolher seu fornecedor.
2. Gerencie seu estoque
Para vender na Amazon e em qualquer marketplace é fundamental fazer um bom controle de estoque.
Os níveis de estoque são extremamente importantes. Por isso, gerenciar e reabastecer seu estoque corretamente é fundamental para garantir que você tenha o suficiente para vender e manter o nível de estoque do seu produto disponível para o seu mercado e vendas.
A quantidade disponível diminui automaticamente na página do produto à medida que os pedidos forem feitos. Para ajudar nessa administração use ferramentas de controle de estoque para acompanhar regularmente a disponibilidade dos produtos.
3. Acompanhe as avaliações dos clientes
As opiniões dos clientes são fundamentais para o seu negócio. É a credibilidade que você constrói entre seu público-alvo e que influencia conseguir novos clientes.
Esses depoimentos são uma prova social para seus negócios e produtos. Como resultado, você precisa acompanhar a experiência de compra do cliente para que eles deixem seus comentários.
Existem várias maneiras de fazer isso. Você pode escrever e-mails para os clientes incentivando os comentários sobre seus produtos e serviços.
Invista na construção de um processo de venda bem estruturado, com foco na satisfação do cliente e tente alcançar feedbacks mais positivos possível para aumentar suas vendas e conversões.
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