Se você tem uma equipe de marketing em sua empresa, sem dúvidas sabe que uma das principais estratégias para qualificar leads que é utilizada por sua equipe, é a estratégia do e-mail marketing. Esta estratégia permite estabelecer uma boa relação com os possíveis clientes.
Para que você entenda um pouco melhor do que essa estratégia se trata, antes de nos aprofundarmos mais no assunto, vamos te explicar o que é lead (o termo que utilizamos acima) e também sobre a importância do e-mail marketing na sua estratégia de funil de vendas.
Logo depois, neste mesmo artigo, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você e sua equipe, a utilizarem o e-mail marketing de maneira mais eficiente e com maior poder de conversão.
E-mail marketing: sua relação com os leads e com o funil de vendas
Um lead é alguém do seu público alvo que pode ser qualificado e convertido em comprador, ou seja, é uma oportunidade de negócio futuro. Então, basicamente, o objetivo do seu time de marketing é exatamente este: qualificar leads e transformá-los em possíveis compradores.
Para qualificar os leads, sua equipe trabalha com uma estratégia chamada funil de vendas, que está diretamente relacionada com a jornada do comprador. O funil é dividido em 3 fases: topo de funil, meio de funil e fundo de funil.
No topo de funil é onde existe o primeiro contato com os leads e, no fundo de funil, é quando a equipe de marketing passa os leads qualificados para a equipe de vendas, que tem o objetivo de finalizar o processo de compra do cliente. Mas e quanto ao meio de funil? É exatamente aí que o e-mail marketing entra.
É na etapa do meio de funil em que a equipe de marketing deve converter os visitantes e pessoas cadastradas no seu site em potenciais compradores. Para que isso possa acontecer, é preciso ter um e-mail marketing bem formulado com estratégias que sejam eficazes.
Isso porque, como mencionamos brevemente, o e-mail marketing ajuda a criar uma boa relação com os possíveis clientes. Pois é possível enviar para cada um deles um e-mail personalizado que contenha exatamente as informações necessárias para, finalmente, transformar cada um deles em compradores.
Mas para que isso aconteça, é necessário ter uma estratégia eficiente de e-mail marketing, de forma que ela seja capaz de converter seus contatos em compradores e clientes fidelizados.
4 dicas para usar o e-mail marketing de maneira mais eficaz
Agora que você já entendeu melhor sobre o e-mail marketing e como ele é importante para conseguir clientes, confira algumas dicas incríveis que vão aumentar ainda mais a eficácia desta estratégia.
Permita um descadastramento simples
O erro que muitos cometem, é o de complicar o descadastramento dos clientes quanto ao recebimento dos e-mails marketing que são enviados. Fazer o cliente sentir que ele pode tomar a decisão de cancelar o recebimento dos e-mails faz com que eles sintam que possuem autonomia.
Além disso, existe uma lei que diz que todas as empresas que enviam e-mail marketing devem disponibilizar um link no fim do e-mail que garanta ao cliente a chance de cancelar o recebimento dos e-mails. Não disponibilizar este link fará com que a sua empresa esteja infringindo a lei.
Evite fazer disparos de e-mails
Muitas pessoas pensam que o ideal é criar um e-mail marketing padrão e mandar para todos os contatos da lista todas as semanas. No entanto, a taxa de conversão para quem faz isso é menor do que 10%.
O ideal é prestar atenção em quais links do seu site os clientes mais clicam, segmentá-los em grupos e criar uma estratégia de conteúdo de e-mail marketing para cada um destes grupos. Assim, você consegue criar um tipo de conteúdo relevante para cada grupo de contatos.
Foque na objetividade
Seus e-mails precisam ser objetivos, ou seja, vá sempre direto ao ponto e não fique “enrolando” o contato. Pense que da mesma forma que você está enviando um e-mail, outros concorrentes estão fazendo a mesma coisa, no mesmo momento que você. Além disso, como dizem hoje em dia, tempo é dinheiro.
Seus contatos, muito provavelmente já sabem o que querem, e se você for direto ao ponto e dar a eles exatamente o que estão procurando, sem dúvidas conseguirá destaque em meio aos concorrentes e, as chances de convertê-los em compradores, são muito maiores.
Criatividade e relevância
Por fim, é preciso ter criatividade e relevância para fazer um contato se interessar pelo seu e-mail. Para isso, use e abuse dos recursos que possui, coloque listas, imagens, gifs, perguntas e, uma dica a mais, é personalizar cada e-mail com o nome do contato.
Isso faz com que a pessoa se sinta única e especial, o que aumenta, de forma considerável, as chances dela se converter em um comprador.