Promover a eficiência energética dentro das indústrias, é um dos grandes desafios e objetivos nos dias de hoje, grande parte das pessoas que atuam neste setor, afinal, a eletricidade é considerado um dos insumos mais importantes de qualquer fábrica no Brasil, e o seu uso racional e eficiente é crucial para reduzir custos e elevar seu nível de competitividade.
Para que isso aconteça, é sempre bom realizar uma filtragem e modificar os maquinários já existentes no seu negócio. De acordo com pesquisas, 70% de toda eletricidade usada em uma indústria é derivada justamente de motores elétricos.
Porém, um motor novo e de alto rendimento, pode gerar uma economia de 2% a 3% se comparado às suas versões anteriores, o que gera mais eficiência e faz com que uma empresa de calibração, por exemplo, consiga ter um maior respiro financeiro e vantagem competitiva.
No texto de hoje, iremos mostrar como um motor de alto rendimento pode auxiliar na eficiência energética das indústrias, bora conferir? Vamos lá!
Por que é preciso usar um motor de alto rendimento?
Como citamos acima, os motores elétricos são responsáveis por grande consumo de energia dentro das indústrias, o que acarreta muitas vezes em desperdícios e custos muito mais elevados do que o padrão.
A utilização de um motor de alto rendimento, pode economizar energia, já que eles possuem placas (rotor e estator) diferentes, e o próprio material usado, o aço, também é distinto de versões mais básicas.
Isso faz com que dessa forma, o motor de alto rendimento seja muito mais econômico, e apresente uma boa vantagem competitiva se comparado a modelos mais básicos, o que faz com que a indústria consiga produzir os seus produtos de maneira mais efetiva, diferente de um pallet descartável, por exemplo.
Motor de alto rendimento: grande oportunidade de economia
Nos últimos anos, o Brasil tem evoluído cada vez mais no mercado de motores elétricos, apresentando várias novas opções voltadas para termos como sustentabilidade e preservação ambiental, o que faz com que o leque de opções seja cada vez maior.
Porém, em termos de motores antigos, ainda possuímos uma grande deficiência e os dados são extremamente desanimadores. A idade média da instalação desses equipamentos é de 20 anos, porém quase nenhum consegue chegar neste período intacto.
Um motor mais antigo, costuma gastar cerca de 144 GWh por ano nas indústrias, o que representa 24,5% da produção nacional de eletricidade, ou seja, quanto mais antigo o motor, maior o seu gasto de maneira geral.
Um motor novo de alto rendimento vai na contramão, e uma troca pode causar efeitos imediatos, trazendo mais eficiência energética e uma economia gigante.
Dados e números da eficiência energética com um motor de alto rendimento
Um motor de alto rendimento, pode chegar a reduzir até 48% da energia se comparado aos modelos antigos, sendo que, como citamos anteriormente, a cada modelo mais novo, a variação chega de 2% até 3%.
Os motores elétricos industriais de nova geração, também reduzem o consumo de água em 22%, ou seja, no total, sua indústria consegue economizar até 70% entre água e energia, um ganho considerado extremamente alto. O que acha de mudar seu motor elétrico antigo para um de alto rendimento? Acredite, os resultados irão te surpreender!
O que achou do texto de hoje? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.