VISÃO E PANORAMA
O marketing digital é uma área cada vez mais relevante para empresas de todos os tamanhos e segmentos, pois permite aumentar a visibilidade da marca, gerar leads e fidelizar clientes de maneira mais eficiente e econômica. Para trabalhar com marketing digital de forma eficaz, é preciso ter algumas habilidades e seguir algumas estratégias básicas. Nós lhe mostraremos a seguir 5 áreas, expertises e mandamentos do marketing digital que são de suma importância para qualquer profissional.
1 – CONHEÇA SEU PÚBLICO
O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing é conhecer quem são os seus clientes potenciais e quais são os seus interesses, hábitos de consumo e canais de comunicação preferidos. Para isso, é preciso realizar pesquisas de mercado, monitorar as métricas do site e redes sociais e aproveitar ferramentas de análise de dados como o Google Analytics. Pois saber com quem ou para quem seu produto e serviço são destinados, é talvez o passo mais importante para qualquer profissional de marketing digital. Entender sua dor e como seu produto pode ajuda-lo, irá permitir uma comunicação mais assertiva, chamar a atenção desse consumidor, pelos sintomas que ele está sentindo e passando.
2 – TENHA UMA PRESENÇA ONLINE:
Para trabalhar com marketing digital, é fundamental ser visto, até por que, as pessoas precisam saber que você existe, seu trabalho e projetos precisam ser vistos, despertar a curiosidade, em suma uma ótima maneira de fazer isso é ter um site atualizado, um perfil nas redes sociais e presença em plataformas de venda e anúncios online. Pois além de servir como um canal de comunicação com os clientes, essas plataformas permitem medir o retorno sobre o investimento e aumentar o alcance da marca.
3 – CRIE CONTEÚDO DE QUALIDADE:
O marketing de conteúdo consiste em produzir e distribuir materiais relevantes e atrativos para o público-alvo, como artigos, vídeos, infográficos e podcasts. Pois além de gerar tráfego para o site e redes sociais, o conteúdo de qualidade pode auxiliar na conversão de leads em clientes e na fidelização dos consumidores, agregando valor a essas pessoas de maneira gratuita. A produção de conteúdo é uma oportunidade também de mostrar sua expertise, se posicionar como referência sobre o assunto. Pois assim, as pessoas que desejam entender mais sobre, ou até mesmo aqueles que precisam de uma solução irão contata-lo.
4 – UTILIZE TÉCNICAS DE SEO:
O SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas que visam aumentar a visibilidade do site nos resultados de busca do Google e outros mecanismos de pesquisa de maneira orgânica, em suma, sem pagar os anúncios, sem a geração de tráfego pago. Pela qualidade do seu conteúdo produzido e a utilização das técnicas de SEO em sua construção, o Google pode ranquear seu site de maneira gratuita. Algumas dicas para melhorar o SEO são: usar palavras-chave nos títulos e conteúdo, ter uma estrutura de links internos e externos coerente, ter um site mobile friendly e ter um bom tempo de carregamento.
5 – FAÇA ANÚNCIOS ONLINE:
As plataformas de anúncios online, como o Google Adwords e o Facebook Ads, permitem que você crie anúncios online, sendo visto pelo seu público alvo, por conta das configurações de segmentar o público-alvo por critérios demográficos, interesses e comportamentos, o que aumenta a eficácia da campanha. É importante definir um orçamento, criar anúncios atrativos e medir os resultados para otimizar a estratégia