O digital influencer é um profissional que tem ganhado cada vez mais importância no mundo do marketing.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam essa não é uma área nova, apenas adaptada para as mídias digitais.
A televisão já utiliza essa estratégia há muito tempo, com atores e apresentadores.
Esse mercado surgiu na internet junto com a Web 2.0, pois ela deu a possibilidade das pessoas comuns interagirem entre si, expressarem suas opiniões e construírem comunidades.
Atualmente existem diversas pessoas, jovens e adultas, que já mudaram completamente de vida apenas usando um computador ou uma câmera.
Tudo no próprio conforto de casa!
Se você quer aprender o que é preciso para também ter resultados incríveis nessa área, então leia esse conteúdo até o final!
Nesse artigo, vamos te mostrar quais são as principais dicas para você se tornar uma digital influencer de sucesso.
Mas antes, precisamos te explicar o que de fato esse conceito significa. Veja!
O que é um digital influencer?
O influenciador digital é toda e qualquer pessoa que tem o potencial de formar opiniões com capacidade de influenciar um determinado público a tomar uma decisão através das mídias digitais.
Essa pode ser uma decisão qualquer, porém a costuma trazer maior retorno é a possibilidade de aumentar a sensação de segurança sobre uma compra.
Geralmente isso é feito através da produção de conteúdos de valor sobre um determinado tema ou produto.
Quando bem orientado, o poder de influência dessas pessoas acaba se tornando uma fonte de monetização interessante para empresas e profissionais que precisam fazer divulgação de seus produtos e serviços.
A seguir, vamos te mostrar quais são as principais dicas para ter sucesso nessa área. Confira!
4 dicas para se tornar um(a) digital influencer de sucesso
1. Foque em um tema ou público-alvo
Uma boa influenciadora digital não é aquela que possui milhões de seguidores, mas sim aquela pessoa que consegue criar uma comunicação de alto impacto.
Isso significa gerar valor a tal ponto de que sua audiência confie e aprove suas opiniões.
O grande segredo é ter uma linha central e específica de conteúdo que seja voltado a atender a um determinado público.
Dessa forma, você será mais facilmente reconhecido como uma autoridade, não apenas pelo seu público-alvo, mas também pelas marcas que atuam nesse mercado.
2. Produza conteúdos de interesse do seu público
O conteúdo é o principal pilar que sustenta uma digital influencer de sucesso, pois é a partir dele que será criada a ligação dela com seu público.
Um bom conteúdo é fruto de muita pesquisa e planejamento!
Pense bem! De nada adianta publicar uma tonelada de conteúdo que ninguém quer ver, certo?
Por isso, foque sempre em buscar os conteúdos que sua audiência mais deseja!
Uma ótima dica é acompanhar o trabalho de outros digital influencers do seu mercado, não só para entender a forma como eles se posicionam, mas para também identificar os conteúdos que são mais requisitados.
3. Escolha bem os canais de comunicação que você vai atuar
Fazer a seleção dos canais de comunicação que serão utilizados é de extrema importância para se ter maior assertividade na hora de produzir os conteúdos.
Você não precisa estar em todos os canais de comunicação, inclusive, é até melhor que não esteja, pois é humanamente impossível interagir em todos eles.
O grande segredo dos grandes influencers, além da qualidade do conteúdo, é manter a consistência.
Você não conseguirá ser consistente se fizer muita coisa ao mesmo tempo.
Atente-se ainda para novos canais ou novas mídias sociais. Um exemplo de mídia em vídeos que passou a ser muito usada no Brasil é o Tik Tok. Ser um dos primeiros em novos canais contribui para a construção da autoridade.
Portanto, escolha quais são os principais canais que estejam de acordo com seu tema e, claro, onde seu público-alvo esteja em maior quantidade para investir pesado.
4. Monetize desde o início
Se o seu público maior for, local fazer uma parceria com negócios locais pode te render lucros.
Caso opte pelo Instagram, você precisará de estratégias e/ou de um negócio, já que a rede social não remunera quem produz conteúdo.
Uma ideia válida é se tornar afiliado de uma marca. Dessa forma você ganha um percentual sobre as compras que seus seguidores fizerem, já que foi você quem indicou.
Outra forma de ganhar dinheiro como digital influencer é fazer anúncios patrocinados para os seus produtos.
Você deve saber que para vender, é preciso que as pessoas te vejam. Anúncios patrocinados, quando bem segmentados, são uma ótima forma de aparecer para o público que tem interesse no seu produto.
Só não esqueça que é preciso investir dinheiro nos anúncios e você não pode investir mais do que lucra.
Não pare por aqui!
Existem diversas outras dicas que compõe o currículo de uma digital influencer de sucesso, mas essas são as básicas que você precisa para começar da forma correta.
Se você curtiu até aqui e quer aprender mais sobre o tema, temos um outro artigo que mostra qual a importância dos influenciadores digitais para as empresas.
Aproveita e dá uma conferida que você vai gostar!