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Como saber em qual plataforma investir no marketing da sua empresa?

Como saber em qual plataforma investir no marketing da sua empresa?

Se você anda pesquisando por planos de Marketing Digital para empresas, precisa entender como saber em qual plataforma investir no Marketing da sua empresa. Afinal de contas, uma das leis do setor digital é que nem toda plataforma é adequada para todos os negócios e nem todas as estratégias vão funcionar para todos os setores. Por isso, é importante entender o contexto da sua companhia para entender por onde trabalhar.

Por exemplo, um investimento específico no Google, especialmente com foco em SEO local, pode fazer todo o sentido para uma empresa de atuação reduzida a uma cidade ou bairro. Já para um negócio de âmbito nacional, talvez não faça sentido. Ao mesmo tempo, investimento em Instagram é vital para empresas visuais, mas não para aquelas cujo resultado não pode ser mostrado visualmente de forma fácil

Por isso, é importante saber em qual plataforma investir no marketing da sua empresa. Quer aprender? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Como saber em qual plataforma investir no marketing da sua empresa: 4 dicas

1. Entenda quem é a sua persona

O primeiro ponto para entender em qual plataforma investir no marketing da sua empresa é compreender quem é a sua persona, ou seja, quem é o seu cliente ideal e, portanto, quais são seus hábitos de consumo, locais que frequenta e outros detalhes.

A buyer persona da sua empresa é um perfil semifictício que descreve quem é o seu cliente ideal: qual sua faixa de renda, quais são suas dores, medos e objetivos, seus hábitos de consumo e muito mais.

Por isso, é importante que você entenda quem é a sua buyer persona para compreender melhor onde ela está e qual o tipo de conteúdo que você criará para ela.

Quer saber como isso faz diferença? Imagine que você seja o dono de uma loja de colchões e tenha dois públicos comuns: um jovem casal que acabou de se casar e quer um colchão para viver juntos, e um casal já com 30 ou 40 anos de casados que quer trocar o colchão por um modelo ortopédico para ambos dormirem melhor.

No primeiro caso, faz mais sentido fazer conteúdos em plataformas como o TikTok ou o Instagram, que são mais informais e com um público mais jovem. Já no segundo, uma propaganda de TV ou rádio pode ser mais eficaz.

Viu como saber quem é a persona de cada ação faz toda a diferença? Portanto, comece se perguntando quem é a sua persona e como alcançá-la.

2. Conheça as plataformas e saiba qual faz mais sentido para seu produto

Depois de entender quem é o seu cliente, é hora de conhecer melhor as plataformas de marketing e compreender qual delas faz mais sentido para o seu produto e para o seu consumidor.

Vamos voltar ao exemplo da loja de colchão. O Instagram é um pouco mais interessante para a empresa pois o colchão pode ser mostrado com mais espaço e tempo, com mais recursos e detalhes. A empresa pode fazer conteúdos estáticos e informativos, além de fazer links diretos entre suas fotos e a opção de comprar o colchão na sua loja. O TikTok não permite isso, então, ao falar com jovens, a melhor estratégia é usar o Instagram como ponto central (inclusive de conversão de vendas) e o TikTok como plataforma auxiliar.

3. Explore as ferramentas mais eficazes para você

Depois de entender como a plataforma ideal do seu público dialoga com o seu produto, é hora de entender como usar as suas ferramentas para conseguir resultados mais significativos. Por exemplo, os instrumentos de segmentação do Instagram e do Facebook.

Eles permitem direcionar anúncios para grupos muito específicos de pessoas. Voltemos ao exemplo da loja de colchões. Seria ótimo poder direcionar um Stories com informações sobre colchões para recém-casados para pessoas que adicionaram o “marco” de “Casou-se com X ou Y” no Facebook há… digamos, 3 semanas, não é mesmo? Essa pessoa é um cliente com alto interesse em comprar seu produto e ver essa mensagem.

É possível fazer segmentações nesse nível em diferentes plataformas. Para isso, no entanto, é vital conhecê-las a fundo.

4. Faça testes A/B para verificar os resultados

Por fim, para garantir a qualidade da sua estratégia, você precisará conferir constantemente os resultados obtidos. Para isso, nada melhor do que testes A/B, que permitem avaliar opções de customização para encontrar aquela que traz o melhor desempenho.

Agora que você aprendeu em qual plataforma investir no Marketing da sua empresa, pode colocar essas dicas em prática sempre e usar esse conhecimento para traçar estratégias mais bem-sucedidas para o seu negócio. Com isso em mente, terá melhores resultados e aumentará o seu faturamento. No entanto, caso não consiga montar uma estratégia por conta própria, vale a pena contratar uma agência de marketing que saiba como usar a plataforma certa para você.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo dizendo qual plataforma faz mais sentido para você!

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