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Como potencializar suas vendas nos períodos sazonais

Como potencializar suas vendas nos períodos sazonais

Os períodos sazonais são inevitáveis em qualquer negócio. Em uma organização, por exemplo, é possível aproveitar esses dias do ano para gerar novas oportunidades, aumentar o número de vendas e expandir os negócios. 

A sua empresa já direcionou as estratégias de vendas durante as datas comemorativas? Pois saiba que planejar e pôr em práticas as ações focadas na sazonalidade é fundamental para ganhar destaque competitivo e aumentar o lucro do departamento de vendas. 

Nesse sentido, que tal conhecer um pouco mais sobre esse conceito e como potencializar as suas vendas nesse período? Continue lendo!

O que é sazonalidade?

A sazonalidade nada mais é que um conceito que se refere a algo temporário, ou seja, que acontece em um determinado período de tempo. 

Dessa forma, a sazonalidade de um evento ou acontecimento representa qualquer fato que costuma acontecer em alguma data específica.  

Portanto, o conceito é muito utilizado para definir produtos ou serviços que são ofertados em determinada época do ano, sejam eles bens materiais ou comércios de alimentos, além de trabalhar com outros acontecimentos, como festas e eventos que duram meses ou dias específicos. 

Como aplicar a sazonalidade?

Pode parecer que não, mas as vendas sazonais são bem previsíveis. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa Empreendedor, 63% apostam no natal para aumentar as suas vendas. 

Em seguida, temos a Black Friday, preferência de 25% dos profissionais. E, em terceiro, o Dia das Crianças, com 12%.

Entretanto, as vendas sazonais vão muito além de escolher uma data comemorativa. É preciso utilizar as informações e dados do seu negócio para detalhar os períodos do ano, ou até mesmo, identificar os produtos que mais são vendidos em determinadas épocas. 

Uma organização de placas de sinalização, por exemplo, terá seu pico de vendas em períodos de substituição dos materiais antigos, acontecimento que inclusive, acontece uma vez por ano. 

Ter essa análise elaborada é fundamental, pois ofertar produtos em períodos de baixa sazonalidade são, na maioria das vezes, um desperdício de tempo e dinheiro. 

Dessa forma, separamos um passo a passo para potencializar as suas vendas durante os períodos sazonais. Ficou curioso? Acompanhe!

1. Crie um planejamento

Cada perfil de cliente se comporta de uma maneira dependendo do período do ano. Por isso, é fundamental definir o público-alvo, segmentar a sua persona e planejar quais são as melhores estratégias para cada tipo de produto. 

Com um planejamento completo, torna-se possível direcionar as ações de marketing em momentos corretos, principalmente analisando os clientes que tem um potencial maior de compra. 

Além disso, é preciso que o departamento de finanças analise se existe dinheiro disponível para aplicar nesse momento ou é melhor esperar uma outra oportunidade.

2. Realize promoções em períodos específicos

Com o planejamento feito, o seu negócio poderá criar promoções para aumentar o número de vendas em períodos sazonais, além de manter o faturamento em momentos que o consumo diminui.  

Por isso, é importante pensar em ações com preços mais atrativos ou lançar produtos inovadores no mercado, como um oxigênio medicinal, por exemplo. Essa é uma ótima maneira de manter o fluxo de caixa em alta, independente da época do ano. 

Para se ter uma ideia, a Black Friday em 2018, foi o melhor momento do evento desde o seu surgimento. De acordo com a administradora Cielo, até o início de 22 de novembro, o crescimento das receitas varejistas foi de 9,4% maior que 2017. 

Dessa forma, analisar as datas considerando o seu segmento de atuação é a principal estratégia para gerar um número bom de vendas nesse período.

3. Faça um histórico de vendas

A cada dia, algo novo acontece no departamento comercial de um negócio. Por isso, seja por programas de fidelidade, demanda de brindes de molde de injeção plástica, por exemplo, anúncios em redes sociais ou inovações do mercado, é fundamental manter os dados registrados, assim como o histórico de vendas. 

Da mesma forma que você pode analisar os diferenciais dos concorrentes, é importante registrar tudo o que aconteceu ou acontece dentro do seu negócio. Assim, será possível direcionar uma campanha de sucesso. 

Pronto para potencializar as suas vendas?

Com este conteúdo, você pode perceber como potencializar as vendas de um negócio em períodos sazonais. Por meio de um bom planejamento e uma ótima rede de informações, seu negócio tende a aumentar o faturamento em épocas efetivas. 

Você já tinha ouvido falar sobre as vendas sazonais? Existe alguma outra medida que adotou no seu negócio? Conta pra gente!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

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1 comentário

  1. É importante utilizar de um sistema erp para fazer o controle das suas vendas, confira o actana.com.br

    Sucesso nas vendas

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