Em qualquer negócio ou ramo de atuação, seja para a venda de produtos de decoração, talha elétrica, matérias-primas, ou até mesmo para a prestação de serviços diversos, sempre há picos e quedas de vendas.
Ou seja, é natural que em alguns momentos do ano o seu negócio tenha um grande aumento na demanda, e vice-versa!
No entanto, caso o gestor não leve isso em consideração, é possível perder a oportunidade para potencializar ou minimizar os seus efeitos.
E se você é um empreendedor, muito provavelmente já ouviu falar nas vendas sazonais, certo? Se sua empresa passa por períodos como citados no texto, então é essencial ter um planejamento de vendas e aproveitar todos os momentos positivos.
E é sobre isso que iremos falar no post de hoje. Quer entender como é possível potencializar as vendas do seu negócio em períodos sazonais? Então venha descobrir sobre todos os detalhes do assunto. Continue nos acompanhando!
Colete todos os dados dos seus últimos anos
O primeiro passo para potencializar as suas vendas sazonais é coletar todos os dados possíveis dos seus últimos anos.
Essa análise ao longo de cada vez vai fazer com que você saiba com mais precisão sobre todos os momentos que obteve uma elevação em suas vendas.
Esses dados podem ser retirados do seu CRM, como também do seu próprio fluxo de caixa. Já se você produtos como caixa d água 5000 litros, e não possui muito tempo atuando no mercado, por exemplo, é possível estudar o seu segmento e fazer algumas pesquisas com concorrentes e parceiros.
Lembre-se de também reunir todos os dados de investimento de marketing, contratações, investimentos, treinamentos, entre outros. Essas informações são essenciais para entender o que houve em cada período de aumento nas vendas.
Tenha um planejamento sólido e prepare sua estrutura
Após saber quais são a média de períodos de vendas sazonais, é hora de montar seu planejamento com as melhores ações.
Comece ajustando as metas para que, nos melhores períodos, o seu time comercial esteja totalmente focado em aproveitar a oportunidade.
Vale pensar em novas contratações e treinamentos personalizados para o momento sazonal.
Se você trabalha com a venda em food truck, também leve em consideração o estoque necessário nesses períodos. Planejar todas as ações com antecedência é o sucesso para otimizar as suas vendas!
Procure formas de se destacar da concorrência
Por fim, também não deixe de estudar as empresas concorrentes e analisar quais são os tipos de estratégias que elas utilizam para lidar com os períodos sazonais.
Dessa forma, você poderá utilizar os melhores insights que funcionam com os seus concorrentes para aprimorar as suas estratégias.
Conhecer bem a concorrência, o seu público-alvo e os momentos certos para vender são pontos essenciais para desenvolver a sua empresa no mercado, alcançar lucratividade e obter sucesso!
Agora que você já sabe como é possível potencializar as vendas em períodos sazonais, o que acha de começar agora mesmo o seu planeamento? Gostou do nosso post? Conta pra gente!