Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como negociar suas dívidas com empresas

Como negociar suas dívidas com empresas

Se você está lutando para pagar suas dívidas, pode ser uma boa ideia falar com um negociador de dívidas. 

 

Negociadores de dívidas são profissionais que podem ajudá-lo a negociar pagamentos mais baixos sobre suas dívidas e/ou obtê-los reduzidos ou cancelados completamente. Um exemplo é fazer acordo, como é possível fazer desde acordo boticario a grandes empresas como bancos e financiadoras.

 

Esses negociadores  trabalharão com você, levando em conta todas as informações relevantes sobre sua situação e o que é melhor para o seu futuro financeiro. 

 

Porém, para obter sucesso nessas negociações, é preciso que você tenha foco e algumas dicas em mente.

 

Dicas para ter uma boa negociação de dívidas

Há algumas coisas que você precisa saber para aproveitar ao máximo essa oportunidade de negociação: 

 

1) Conheça suas opções

 

A negociação da dívida não é algo que deve ser levado de ânimo leve – se você decidir seguir esse caminho, certifique-se de ter todos os fatos sobre suas opções disponíveis antes de falar com um negociador de dívidas. 

 

Isso inclui saber quanto dinheiro é devido atualmente, quais taxas de juros estão sendo cobradas e se há alguma maneira possível de reduzir ou cancelar essas dívidas inteiramente. 

 

2) Esteja preparado para negociar

 

Não espere que negociadores de dívidas ofereçam nada menos do que o que é justo dadas as circunstâncias. 

 

No entanto, ao estar preparado e entender exatamente o que eles estão oferecendo, você aumentará as chances de conseguir algo que funcione para ambas as partes envolvidas. 

 

3) Mantenha a calma 

Muita gente acaba ficando desesperada e isso é péssimo para o seu negócio. Quando falamos de negociação, é imprescindível manter a calma e educação em todo o processo e com todos envolvidos.

 

Caso você desconte suas frustrações na pessoa errada, pode acabar respondendo por um processo judicial e piorará sua situação consideravelmente.

 

De qualquer forma, a maioria das dívidas é possível negociá-las com calma e foco, de forma que fique um negócio razoável para todas as partes envolvidas.

 

4) Conheça seus direitos como devedor

Se algo der errado durante ou após o processo de negociação, certifique-se de conhecer seus direitos legais e a melhor maneira de se proteger.

 

Por exemplo, não assine nada se você não entender ou não tiver um advogado presente; sempre tome notas durante as reuniões para que você possa se referir a elas mais tarde, se necessário.

 

5) Seja flexível

As empresas querem que seus clientes paguem suas dívidas a tempo, mas às vezes acontecem coisas que impedem que isso aconteça (como a perda de emprego). 

 

Não tenha medo de oferecer concessões em troca de clemência em datas de reembolso ou outras condições. 

 

Apenas certifique-se de que tudo seja acordado por escrito para que não haja ambiguidade mais tarde.

 

Conclusão

Negociar suas dívidas com empresas pode ser um processo difícil, mas é importante lembrar que você tem o poder. 

 

Além de conhecer seus direitos, ter em mente o que é possível e o que não é na sua negociação, é bom você sempre manter os registros de todas as conversas e negociações, pois isso ajudará a provar o seu caso se algo der errado mais tarde no final da linha.

 

Dificilmente as empresas se negam a negociar com seus clientes devedores, ainda mais se a dívida for alta. E quando se conta com o apoio de um profissional, você com certeza encontrará uma saída que fique muito bem para pagar e manter o seu nome limpo.

 

Sabemos que imprevistos acontecem, e ninguém quer ficar em dívida por qualquer motivo. As empresas também entendem isso, e é por isso que respeito e compreensão devem ser premissas norteadoras de qualquer negociação de dívidas.

 

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

You must login to add a comment.

Posts relacionados