Montar um food truck é uma maneira de empreender no mundo da gastronomia. Com a liberdade de movimentação, é possível ir onde estão os clientes e participar de festivais e feiras gastronômicas. É uma forma também de testar o sucesso da comida que vende, antes de pensar em montar um restaurante fixo.
Antes de tudo, é preciso pensar na estrutura necessária para o tipo de alimento que irá vender. Dá tanto para adquirir um veículo já adaptado para tanto ou comprar um e adaptá-lo de acordo com as necessidades do negócio. São diversos os tipos de veículos que podem ser adaptados, como vans, trailers e até pequenos caminhões.
Customizar o veículo ajuda no marketing. Para tanto, é preciso fazer um planejamento de branding para o negócio. Um estudo sobre o público-alvo pode facilitar essa decisão. Entender sobre os possíveis clientes ajuda na hora de desenhar a customização do veículo.
O espaço deve contar com uma pequena cozinha para o preparo de alimentos. Acesso a gás de cozinha e instalação elétrica é fundamental para alimentar forno e fogão, além de geladeira ou freezer. Balcão de trabalho, pia e utensílios, armários e prateleiras facilitam a organização do espaço.
É imprescindível que o foco esteja na limpeza do ambiente, em conformidade com as normas da Anvisa, como obter um alvará de funcionamento na Vigilância Sanitária. O planejamento da dispensa do lixo é outro fator que colabora com a limpeza do food truck. É preciso pensar no fluxo dos alimentos e dejetos para manter o local organizado.
Outro fator essencial é entender sobre a legislação em que o food truck irá operar. Caso for viajar com o veículo e operar em outras cidades, também se faz necessário conhecer as leis que lá regem. Algumas cidades têm leis específicas para food trucks e devem ser respeitadas.
O sucesso do food truck se faz pelo paladar. Uma comida saborosa fideliza clientes e também faz com que recomendem para outras pessoas. Com isso em mente, o ideal é criar um bom cardápio e focar os esforços na especialização em um tipo de comida. Além do sabor do alimento, a agilidade do serviço ajuda o food truck a se destacar entre os demais.
A localização é outro fator importante na hora da venda. A estratégia pode ser encontrar um ponto fixo, que tenha um grande fluxo de pessoas, ou adotar uma estratégia de mobilidade e ir até feiras e eventos. Shows e jogos de futebol podem ser locais onde há um grande número de pessoas e que têm potencial.