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Como melhorar a experiência do consumidor

Como melhorar a experiência do consumidor

A experiência de consumo é um dos pontos mais relevantes quando falamos em varejo, empatia e personalização precisam fazer parte do vocabulário do lojista.

 

O consumidor deseja ser impactado no momento da compra, isso não significa que as marcas precisam inovar a cada mês, basta que haja conexão e empatia. É o que aponta o Relatório Global de Excelência na Experiência do Cliente de 2022, feito pela KPMG.

 

As empresas que se destacam nesse quesito, proporcionam experiências positivas e memoráveis, além de adotarem uma política de menos burocracia e mais flexibilidade diante dos cenários diversos.

Empatia e personalização são características fundamentais na construção de uma experiência de consumo relevante, de acordo com o Relatório. Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e América do Sul, salienta que essas empresas líderes priorizam as necessidades dos clientes, organizam experiências e permanecem receptivas a feedbacks.

 

Personalização para o consumidor

Chamar o cliente pelo nome, parabenizar pelo aniversário, entre tantas outras ações de personalização, possuem efeito bastante positivo, porém, não são suficientes para encantar o consumidor. Atualmente espera-se experiências com altos níveis de personalização, podendo chegar à recomendações de produtos ou ofertas e recompensas individualizadas.

 

Empatia para o consumidor

A humanização é um conceito que vem ganhando espaço e atualmente, é uma característica fundamental para o sucesso de uma empresa. As marcas precisam ser humanizadas. A tecnologia, em um primeiro momento, pode afastar essa intenção, portanto, cabe à marca descobrir o melhor dos dois mundos, ou seja, a conveniência e rapidez do on-line, combinada ao toque humano, que trará a conexão e empatia que o consumidor tanto deseja e espera.

 

Economia de tempo

Além de empatia e personalização, a economia de tempo e esforço também deve ser levada em conta. Quanto menos esforço o cliente fizer, mais leal ele será. As empresas precisam focar em processos menos estressantes, mais velozes e práticos. Resolver as necessidades dos clientes e possíveis reveses de forma rápida e eficaz é essencial.

 

Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

 

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Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista.

Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda.

Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York.

Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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