Ter uma comunicação clara e objetiva é uma das principais metas estabelecidas entre líderes e gestores. Afinal, essa é uma ferramenta valiosa para manter a equipe integrada e alcançar resultados estipulados pela organização.
Diante desse cenário, melhorar a comunicação interna é o foco de muitos gestores que tem como objetivo tornar os colaboradores cada vez mais satisfeitos. Além disso, essa relação é capaz manter a equipe motivada e, consequentemente, produtiva.
Para deixar esse conceito claro, a comunicação interna é uma ação estratégica que permite a interação dos funcionários entre todos os departamentos da empresa. Aliás, essa comunicação permite que o trabalho seja feito de forma alinhada.
Quer melhorar a comunicação interna e eliminar os ruídos da sua organização? Continue lendo e saiba como melhorar o relacionamento da sua empresa!
4 maneiras de melhorar a comunicação interna
A comunicação interna é a base do sucesso de qualquer negócio. Sendo assim, confira agora algumas dicas para integrar a sua equipe e melhorar a relação no ambiente de trabalho.
1. Elimine os ruídos
Um dos principais fatores para a paralisação das atividades e atrasos no cumprimento das tarefas são os ruídos e conversas informais, que começam com um momento de distração e acabam se tornando um verdadeiro desafio.
Por isso, é fundamental criar programas para garantir que as informações sejam divulgadas corretamente. Além disso, é preciso que a equipe compreenda o conteúdo da mensagem, evitando achismos ou especulações.
Para isso, tente eliminar mal-entendidos e compartilhe informações precisas, principalmente os próximos passos da empresa, como a instalação de uma empresa de tratamento de água, por exemplo. O e-mail e softwares de comunicação são ótimas ferramentas para isso.
2. Estimule o alcance de metas e objetivos
Nesse momento, é imprescindível estimular, motivar e valorizar o colaborador para que ele potencialize o seu desempenho. Afinal, só assim ele ‘’vestirá a camisa’’ do negócio e dará o seu melhor para trazer bons resultados.
Uma boa estratégia para estimular o alcance de metas é criar uma política de bonificação, bônus ou mesmo comissões. Para que essa ação funcione, as normas precisam estar muito claras – assim, o desempenho não será baseado em achismo.
3. Conheça os funcionários
Em sua grande maioria, os funcionários não tem uma imagem muito positiva do líder e acabam deixando de compartilhar ideias, estratégias, insatisfações ou até mesmo um meio criativo para desenvolver o uniforme nr10, por exemplo.
Para criar uma convivência amigável, é fundamental dar abertura a eles, sanar as suas dúvidas, passar confiança e abrir um espaço de relacionamento. Afinal, colocar o líder como inacessível é uma técnica que deixou de funcionar.
Por isso, você pode criar ferramentas de comunicação, como reuniões mais informais, eventos, aproveitar momentos de pausa para circular pela companhia, permitindo-se ser localizado com mais frequência.
4. Forneça Feedbacks
A cultura do feedbacks é imprescindível para o crescimento contínuo de toda organização. Inclusive, só assim será possível analisar o desempenho dos colaboradores e apontar os pontos fortes e fracos de cada um.
Vamos imaginar que o seu segmento seja industrial e atue com a produção de molde de injeção plástica, por exemplo. Nesse sentido, é interessante apresentar o desenvolvimento dos colaboradores na produção contínua da organização.
Por isso, estimular a cultura de feedbacks é essencial para aprimorar a comunicação dentro da empresa. Desse modo, é viável acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores e dar a eles a oportunidade de saberem em qual aspecto precisam melhorar.
Invista em comunicação interna
Por fim, investir em canais de comunicação interna e evitar ruídos nas informações é fundamental para quem deseja qualificar processos, além de transformar o clima organizacional da empresa.
Portanto, crie meios de comunicação diários, como boletins, redes sociais internas, mural corporativo, entre outras opções.
E então, está pronto para adotar as nossas dicas e melhorar a comunicação interna da sua empresa?
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.