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Como investir em fidelização para seu empreendimento?

Como investir em fidelização para seu empreendimento?

A fidelização para seu empreendimento é uma das melhores formas de garantir contato frequente com seus clientes, bem como garantir futuros negócios com esses clientes. 

De fato, quando um cliente é fidelizado, assim que ele precisar de um produto ou serviço, vai lembrar imediatamente da sua empresa. 

Outra característica interessante da fidelização é fazer com que antigos clientes recomendem a sua empresa para outros clientes, ao serem questionados sobre um produto ou serviço específico. 

Assim, a fidelização é uma das estratégias de marketing que mais apresenta resultados na margem de lucro das empresas. 

Mas, como essa fidelização para seu empreendimento pode ser feita? Existem estratégias que podem ser adotadas? Confira algumas ideias sobre fidelizar seu cliente! 

  • Estratégias efetivas para fidelização de clientes 

Vamos descrever algumas boas estratégias para você que pretende investir em fidelização para seu empreendimento. 

Você pode optar por todas ou aquelas que mais se enquadram com seu perfil e com o perfil do seu empreendimento. 

  • 1. Migre para o mundo digital 

Se você ainda não percebeu, o mundo digital ocupa um espaço gigante na vida das pessoas. 

De fato, dados de uma pesquisa recente mostram que ao menos 70% da população brasileira acessa a internet. E desse percentual, outro percentual igualmente grande acessa redes sociais e busca produtos pela internet. 

Portanto, se você vende produtos ou serviços, está mais do que na hora de sua empresa estar online. 

Se você não consegue ou não tem experiência nisso, contrate profissionais para te ajudarem. Crie um site com informações sobre seu empreendimento. 

O importante é que o site seja amigável e atraente para quem navegar. 

Além disso, é essencial que a produção de conteúdo para seu site siga uma estratégia de otimização, denominada SEO (Search Engine Optimization), que é a forma que o Google ranqueia as páginas na internet. 

Caso seu site não seja otimizado, provavelmente seu site estará lá atrás em relação às páginas do Google. E é importante citar que a maioria dos usuários não passa da primeira página do Google, ao pesquisar algo. 

  • 2. Tenha informações sobre seus clientes 

Uma atitude importante, para qualquer empresa, é ter informações sobre seus clientes. 

Quem são? Quais são suas principais características? Do que gostam? 

Você pode, inclusive, fazer pesquisas online, para saber mais características de quem já fez negócios com a sua empresa. As informações devem ser armazenadas. 

Portanto, tenha um banco de dados sobre seus clientes e não se esqueça de também coletar informações de futuros clientes. 

Uma boa forma de se fazer isso é solicitar o e-mail de quem visitar seu site e incluí-los em uma lista de e-mails, para divulgação dos seus produtos ou serviços. 

  • 3. Foque no seu público-alvo 

Uma das melhores estratégias para fidelização dos seus clientes é focar em seu público-alvo. Afinal, saber quem é seu público-alvo é essencial para determinar as melhores estratégias de marketing digital e como executá-las de maneira eficiente. 

Existem diversas opções de estratégias de marketing digital que você pode utilizar. Portanto, saber quais são as características e preferências do seu público-alvo é muito importante. 

Assim, você conseguirá se comunicar com esse público da melhor maneira, interagindo com ele e assim, conquistando futuros clientes e mantendo os que você já tem. 

  • 4. Programas de fidelização 

Outra excelente estratégia são os programas de fidelização. Mas, essa estratégia só terá efeito positivo se você seguir a estratégia 2 e saber exatamente quem é seu público-alvo e quais são suas características e preferências. 

Por exemplo, vamos dizer que você tem uma empresa que trabalha com o desenvolvimento de matéria-prima e produtos com materiais de reciclagem? 

Caso você inicie um programa de fidelização a seus clientes, você pode presenteá-los com sacolas personalizadas, feitas com materiais amigos da natureza, por exemplo. 

Dessa forma, você mantém o propósito, que é investir na fidelização de seu empreendimento, sem abrir mão dos preceitos da sua empresa. 

Os programas de fidelização são ótimos, pois estimulam novos clientes a entrarem, bem como fazem com que clientes mais antigos continuem em contato com a empresa. 

  • 5. Tratamento diferenciado 

A qualidade no tratamento ao cliente pode fazer toda a diferença. Clientes que são bem tratados tendem a fazerem compras novamente no mesmo estabelecimento, até quando seus preços são mais elevados que da concorrência. 

Ou seja, não só o preço interessa para a decisão final da compra, mas sim como a empresa trata aquele cliente. 

Uma opção de tratamento diferenciado é ofertar descontos ou cupons progressivos exclusivos. Ou seja, quanto mais ele comprar, mais desconto terá. Isso sempre acaba alavancando as vendas. 

Afinal, quem não se sente valorizado quando recebe algo exclusivo? 

Além disso, interaja com seu público-alvo sempre de maneira respeitosa e com rapidez. Dessa forma, seus futuros clientes entenderão que também são importantes para a empresa e certamente a consideraram para fazerem negócios. 

Adotando essas estratégias de fidelização para seu empreendimento, certamente você conseguirá atingir bons resultados e melhorar os lucros da sua empresa. 

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

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