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Como implementar uma gestão comercial mais eficiente

Como implementar uma gestão comercial mais eficiente

Inovadores e estrategistas, Steve Jobs e Bill Gates revolucionaram o mercado de tecnologia. Possuem visões diferentes sobre gestão, mas com pontos convergentes, como que a autoconfiança em excesso é perigosa. O sucesso vem da perseverança e capacidade de mensurar resultados e aprender com os desacertos. 

 

“É genial festejar o sucesso, mas é mais importante aprender com as lições do fracasso”, afirma Gates. No mundo dos negócios, a prosperidade está relacionada com a capacidade de adaptação e reinvenção. Independentemente do segmento ou tamanho, uma gestão comercial eficiente é primordial para qualquer empresa. É a coluna dorsal, que sustenta toda a estrutura e coordena as movimentações.

 

O que significa?

 

A gestão comercial está no início e no fim de cada ciclo de negócios. O setor coordena todas as ações relacionadas às vendas e ao relacionamento com o cliente, com foco no crescimento sustentável e competitivo. A atividade envolve estudo de mercado, elaboração de estratégias e orientação da equipe. 

 

Os profissionais responsáveis garantem as padronizações. O objetivo é que as políticas implementadas sejam aplicadas em todas as transações, com fornecedores, parceiros e clientes. Junto do marketing, vão definir o tom de voz da marca, para criar uma persona que se comunique de forma autêntica, com credibilidade e identificação com o público-alvo.

 

A gestão comercial é vital para o sucesso de uma organização. Investir em boas práticas é uma forma de encontrar brechas de atuação, inovar e ganhar espaço no mercado competitivo. Confira dicas para realizar uma gestão mais eficaz. 

 

Capacitação da equipe

 

Em uma empresa, colaboradores satisfeitos produzem mais, são mais engajados e potencializam o crescimento. Uma das bases de uma boa gestão é a motivação da equipe. A transparência na comunicação é importante, com espaço para que os colaboradores expressem suas opiniões e se sintam empoderados.

 

Uma boa prática é oferecer treinamento e capacitações para a equipe desenvolver habilidades. A avaliação de desempenho, com alguma forma de bonificação, ou ter um plano de carreira, é primordial para a pessoa não se sentir estagnada. 

 

Construir relacionamentos

 

Entender e conhecer o público-alvo é fundamental para todo tipo de negócio. A construção de relacionamentos é importante para fidelização e expansão. O ideal é criar um padrão de atendimento para garantir a qualidade e coleta de informações relevantes, como perfil, histórico de consumo e demandas. 

 

Existem softwares que auxiliam na mensuração e no cruzamento de dados. Com base nestas informações, o gestor comercial pode traçar estratégias, lançar campanhas e desenvolver ações direcionadas, para ampliar os leads qualificados. A criação de canais de atendimento também é uma forma de a empresa ter uma comunicação mais assertiva, fidelizar clientes e promover a marca.

 

Adaptação 

 

Bill Gates considera que um dos maiores vilões de uma companhia é a dificuldade de adaptar-se a mudanças. Com as inovações e transformações tecnológicas, a capacidade de adaptação é fundamental para a sobrevivência de uma empresa. É um diferencial competitivo que amplia os horizontes do negócio e garante um movimento contínuo de criação de oportunidade e ampliação de metas.

 

Definição de rotinas

 

O planejamento das rotinas administrativas garante o bom fluxo operacional. Estabelece o padrão de funcionamento de uma empresa, com auxílio nas demandas e no cumprimento de prazos. Quando realizadas de forma eficiente, as metas são alcançadas com mais facilidade.

 

A rotina administrativa é composta por quatro pilares que se conectam: gestão de pessoas, gestão financeira, marketing e atendimento ao cliente. Cada segmento de negócio deve estruturar suas rotinas de forma a tornar o trabalho mais eficiente, para obter resultados mais positivos e competitivos.  

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