Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como identificar as forças e fraquezas de seu negócio com a análise SWOT

Como identificar as forças e fraquezas de seu negócio com a análise SWOT

Fazer um planejamento estratégico de tempos em tempos na gestão de projetos de uma empresa se tornou algo necessário para que o negócio não fique desatualizado e tenha um decréscimo no seu valor empresarial. Isso pode ser feito através da análise de SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats). 

Essa análise permite ter um diagnóstico da situação da própria empresa e o que está acontecendo ao seu redor, de forma a correr menos perigos e ter um melhor aproveitamento de ofertas de crescimento.

Componentes da SWOT

Derivada dos termos em inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, a SWOT vai, essencialmente, fazer uma pesquisa geral – interna e externa – do funcionamento da empresa e de como está a sua relevância no mercado empresarial.

Strengths (forças)

Pontos positivos que regem no interior da empresa, visando o que está coerente com os princípios internos e também buscando melhorar esses pontos, para que o progresso gerido a partir dessas observações possam ser reelaborados de maneira sutil, mantendo a base desses ideais, apenas os modernizando.

Weaknesses (fraquezas)

Dentro das fraquezas, serão levantados pontos negativos sobre a empresa que devem ser melhorados para que o seu funcionamento interno possa ser mais harmônico. Semelhante a uma esteira industrial, é preciso levar essas informações “pesadas” para um local onde é seguro falar para que todos possam ser ouvidos e melhorar as falhas existentes.

Opportunities (oportunidades)

Dentro dessa etapa, são vistas as oportunidades externas de crescimento da empresa, de modo que sejam postas as prospecções de crescimento e se as oportunidades vão atender elas, afinal, estar ciente do seu crescimento requer estar atualizado dentro do mercado. Fazer o seu negócio crescer implica em atender certas oportunidades que sempre estão se atualizando.

Threats (ameaças)

As ameaças são formas de indicar que a empresa está desatualizada, sendo ameaçada por outro negócio que seja seu concorrente direto, indicando, assim, que em poder de mercado, ela está ameaçada e ficando para trás. Isso pode acontecer com qualquer empresa, desde comércios de roupas a indústrias de motores elétricos industriais.

Ambiente interno e externo

Após revisar os pontos positivos e negativos e sobre a sua empresa, é necessário entender como identificar essas forças e fraquezas nos macro e micro ambientes, gerados a partir dessa pesquisa. 

Em uma empresa de câmaras de refrigeração, por exemplo, é importante estar atento às mudanças provenientes das atualizações do mercado industrial, tanto em macro – questão de vendas, sites, redes sociais, campanhas e afins – quanto em micro ambientes – relativos à gestão interna de funcionamento, gestores, funcionários, proprietários e outros. 

Desta maneira, a estratégia de análise SWOT é benéfica para proporcionar inovações e melhorias dentro de uma empresa, gerando pontos positivos e mitigando os negativos, por um período de tempo – afinal é sempre importante se renovar. 

Por isso, investir nessa pesquisa vai facilitar a sua perpetuação no mercado empresarial e fazer com que mais pessoas possam saber sobre a sua empresa de uma maneira positiva, projetando novos horizontes e um melhor relacionamento entre empresa e funcionário. 

Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados