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Como ganhar dinheiro como digital influencer: de publi a infoprodutos

Como ganhar dinheiro como digital influencer: de publi a infoprodutos

A carreira de influenciador digital já é uma ambição comum no Brasil. Agora, junto ao sonho de ser jogador de futebol ou ator de novelas, a criação de conteúdo também é desejada por muitos. 

E não é por menos, o status de celebridade e o retorno financeiro são motivos que justificam esse interesse.

Porém, o desafio é grande. A interação com o público está cada vez mais rápida e a quantidade de pessoas disputando visibilidade também cresce. Existem muitos jeitos de como ganhar dinheiro como digital influencer, mas o sucesso depende de planejamento e empenho.

Quer saber como se tornar um digital influencer e como ganhar dinheiro com seu conteúdo on-line? Então continue lendo, vamos mostrar que as possibilidades do ramo vão muito além das famosas, publis. 

O que é um digital influencer?

O digital influencer, ou influenciador digital, é um profissional que produz conteúdo na internet e possui uma comunidade de seguidores, pessoas que o reconhecem como referência e aceitam sua influência para adotar um comportamento ou consumir certo produto ou serviço.

Essa persona também age como formador de opiniões por meio da internet, compartilhando mensagens nas redes sociais para despertar o interesse, promover certas atitudes ou incentivar o debate a respeito de um assunto relevante.

É parecido com a participação de celebridades em peças publicitárias e propagandas, vistas em revistas e na televisão. Esses “testemunhais”, como são conhecidos no ramo, servem para agregar valor a um produto, serviço ou ideia.

A diferença é que, no caso dos influencers, a conversa é bem mais direta, com uma relação direta entre os seguidores e os criadores de conteúdo. Isso ocorre, por exemplo, por meio de DMs (mensagens diretas) e comentários em publicações.  

Quanto ganha um digital influencer no Brasil?

É impossível apontar uma média de faturamento dos influenciadores, pois isso depende da plataforma onde atuam, da quantidade de seguidores e do volume de engajamento com suas publicações.

Para se ter uma ideia, o YouTube oferece monetização com base no número de visualizações do canal, que parte de US$ 2 por cada mil reproduções do vídeo, até US$ 4.000 por um milhão de views.

Já o Instagram monetiza o conteúdo pelo CPM, que é o custo por mil impressões. O número de vezes que o post aparece para os usuários aumenta pelo engajamento e quantidade de inscritos. 

A estimativa mais comum é um rendimento entre cinco e dez mil reais, para perfis com mais de 100 mil seguidores.

Mesmo assim, temos que considerar outro ponto. Afinal, ganhar dinheiro como digital influencer não acontece apenas por meio das redes sociais e das postagens, nem toda remuneração é fácil de mensurar. 

Como ganhar dinheiro como digital influencer?

Para mostrar como pode ser rentável a criação de conteúdo on-line, independente do nicho de atuação, trazemos algumas maneiras de como ganhar dinheiro como digital influencer. Confira:

Contrato de publicidade

Para começar, temos uma das formas mais famosas, que é fazer uma parceria com uma marca, por meio de um contrato de publicidade. Nesse caso, o influencer cria conteúdo patrocinado pela contratante que, geralmente, envolve os produtos e serviços que ela comercializa.

O material pode ser:

  • review de produto;
  • tutorial de como usar um item;
  • apresentação de um lançamento ao mercado;
  • testemunhal;
  • lista de indicações.

Para esse formato, popularmente conhecido como “publi”, o influenciador “empresta” sua reputação para a marca, estimulando que o público se interesse por ela, assim como faz com o criador de conteúdo.

Na maioria das vezes, a remuneração pode ser combinada com base no número de views/impressões, quantidade de tráfego gerado e envio de produtos, além de uma taxa fixa para cobrir custos de produção.

Remuneração de plataformas

Cada plataforma possui um sistema de monetização próprio, utilizando o engajamento dos usuários, impulsionado pelos influenciadores, para publicar anúncios pagos por terceiros. 

Vimos um pouco sobre isso no tópico anterior, comparando a remuneração entre o YouTube e o Instagram. Outras redes que promovem esse tipo de remuneração:

  • TikTok;
  • Facebook;
  • Google.

Participação em eventos

Quando se alcança o status de influenciador digital, também é possível ganhar dinheiro com a participação em eventos, cobrando um certo valor para marcar presença e criar conteúdo em feiras, convenções e outros.

Assim como as marcas e as redes sociais, os organizadores querem divulgar suas celebrações e atrair o interesse do público, para que mais pessoas compareçam e interajam com os participantes.

Além do cachê combinado e valor cobrado por material de divulgação, é relevante garantir que os custos de acomodação, locomoção e viagem estejam cobertos pelo contratante.

Criação de marca própria

Outra forma de ganhar dinheiro sendo digital influencer está na criação de uma marca própria, seja um produto, serviço ou comércio. Geralmente, a aposta acontece em um nicho paralelo ao que se usa como influenciador.

Funciona assim: imagine que você é uma influencer que faz conteúdo sobre maquiagem, beleza e cuidados pessoais. 

Com o tempo, você percebe as principais queixas do público sobre os produtos do segmento. A partir desse conhecimento, cria uma linha de itens que atende essa demanda, seja por um preço mais acessível, variedade de cores, eficiência ou qualidade.

Da mesma forma que analisa os seguidores para planejar os conteúdos, oferecendo soluções interessantes para seus problemas, a ideia é usar sua experiência para entregar uma proposta de valor, que supre as necessidades dos consumidores.

Venda de cursos on-line

Quando se fala em ganhar dinheiro como digital influencer, o mais comum é pensar em conteúdos voltados para o entretenimento, mas essa não é a única forma. Considerando que um influenciador é tido como uma autoridade no assunto, pode ser uma boa ideia criar infoprodutos.

Por exemplo, o Thiago Nigro, o Primo Rico, produz conteúdo sobre investimento e finanças. Seus vídeos são vistos por muitas pessoas que desejam desenvolver sua educação financeira ou dar os primeiros passos no mercado de rendimentos.

Todo esse material pode ser facilmente encontrado e visualizado de graça, no canal do YouTube do influencer. Agora, pense que já viu todos os vídeos e está em busca de algo mais avançado, como investir na bolsa de valores.

Nesse caso, o influencer pode faturar com a venda de cursos on-line, que ensinam um passo a passo detalhado e dá direito a um conteúdo extra, que sirva de suporte aos alunos. Pronto, com os mesmos custos de produção dos vídeos, é possível ter uma nova fonte de renda.

E esse não é o único segmento que pode aproveitar essa prática. Conheça outros tipos de influencers que podem criar um curso on-line para os seguidores:

  • especialistas em marketing digital;
  • professores de música;
  • professores de idiomas;
  • especialistas em oratória;
  • consultores empresariais;
  • coaching de conteúdos motivacionais.

Como se tornar um digital influencer?

Vendo como ganhar dinheiro como digital influencer, a pergunta que fica é: como faço para me tornar um influenciador digital? 

Não existe receita para o sucesso. O caminho é bastante concorrido e exige tanto planejamento quanto qualquer outro empreendimento. 

Para finalizar o post e ajudá-lo nos primeiros passos, aqui vão algumas dicas e truques para começar a criar conteúdo:

  1. analise o público: o primeiro passo é entender quem são e como se comportam os usuários do seu segmento;
  2. escolha a plataforma adequada: é essencial marcar presença em todas as redes relevantes para seu público, mas lembre-se de definir uma plataforma como a principal forma de interação, para direcionar a criação de conteúdo, ao menos no início do projeto;
  3. estude as plataformas: cada rede social tem o algoritmo, a monetização e a forma de interagir com os usuários. Estude essas questões para criar posts atrativos em cada segmento;
  4. ofereça um diferencial: a concorrência está presente em todos os nichos, por isso, pergunte a si mesmo: qual o meu diferencial? Qual fator único que os usuários não encontram em outros canais?;
  5. seja autêntico e transparente: quanto maior a identificação com o público, maior o engajamento. Evite criar um personagem para seu conteúdo. Além disso, seja verdadeiro. Mentiras podem acabar com qualquer reputação.

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma on-line de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.

Imagem: freepik

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