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Como fazer um pós-venda eficiente

Como fazer um pós-venda eficiente

Vender um produto ou serviço para um cliente, muitas vezes pode trazer um resultado positivo no momento, mas é o pós-venda que vai fazer com que as pessoas se fidelizem com o seu negócio e que realmente passem a ser consumidores assíduos de sua empresa. 

 

Afinal, se depois de vender um piso industrial, não tiver nenhum tipo de follow-up ou contato com seu público, existe uma grande chance da pessoa nem se lembrar mais sobre você, e simplesmente não se tornar seu cliente concorrente, por este motivo, o pós-venda acaba sendo um ponto tão importante dentro do seu negócio. 

 

Mas, fazer essa estratégia de maneira eficiente, pode ser bem mais complicado do que você imagina, muitas grandes marcas não executa essa ação da maneira correta, e acredite, isso pode trazer prejuízos para o seu negócio, fazendo com que você sempre tenha que atrair novos clientes e acaba deixando de lado, aqueles que poderiam ser recorrentes e que já conhecem a qualidade de seus produtos. 

 

Então, decidimos separar um tutorial de como você pode fazer um pós-venda de forma eficiente e que realmente funcione dentro do seu negócio, está preparado? Então vamos lá. 

 

Faça o Follow-up e colete feedbacks e opiniões dos clientes

 

O primeiro passo para fazer um pós-venda eficiente, é fazer o follow-up da compra que acabou de acontecer, ou seja, veja se deu tudo certo, como foi a entrega ou a retirada do produto que o cliente comprou, pergunte para ele como foi a compra, peça para ele dar um feedback e fazer uma avaliação sobre seus serviços e produtos. 

 

A opinião do cliente nesse ponto inicial é fundamental para que você consiga entender o que ele achou sobre o seu ilhós para lona, por exemplo, e saber o que funciona ou não dentro do seu negócio. Isso traz uma maior assertividade nas estratégias e faz com que você se aproxime ainda mais de seus clientes. 

 

Cumpra com aquilo que prometeu e coloque o cliente acima de tudo

 

O segundo passo é cumprir com aquilo que você prometeu, durante uma campanha de vendas, existem várias promessas relacionadas a seu produto ou serviço, é fundamental que todas elas sejam cumpridas a partir do momento onde o cliente decide comprar seu produto. 

 

Se você deu garantia, ou ofereceu algo a mais, cumpra com a sua palavra e lembre-se sempre de que o cliente vai em primeiro lugar, qualquer problema deve ser resolvido mirando única e exclusivamente agradar a pessoa, quanto mais transparente for sua relação, melhor será o vínculo com seu cliente. 

 

Envie conteúdo relevante e sempre mantenha contato com o cliente

 

Após finalizar a compra, é natural que ocorra uma certa distanciada entre a sua empresa e o seu cliente, mas, para que você não deixe essa relação esfriar, é sempre importante estar mantendo contato com ele, mas não necessariamente apenas trazendo ofertas ou abordando de forma direta para que ele compre os produtos. 

 

Faça o envio de conteúdos relevantes, como vídeos, textos, ou qualquer outro conteúdo informativo sobre o seu negócio, mantenha ele bem informado sobre futuros lançamentos, promoções, enfim, mantenha sempre um contato próximo e deixe sempre ele atento sobre sua empresa. 

 

Monte promoções em datas sazonais e priorize clientes antigos

 

Além de fornecer um bom conteúdo, as promoções também fazer parte de um pós-venda  bem estruturado, então, montei algumas promoções e ofereça alguns produtos novos por um valor especial para clientes de longa data, use o upsell ou o downhill para mostrar algumas novidades de sua empresa. 

 

Forneça também, alguns descontos na locação de geradores em datas sazonais, ou até mesmo faça algumas promoções para agradar seus clientes. Quanto mais exclusivo forem esses descontos, mais especial ele se sentirá, e maior será a chance de fidelização com um pós-venda aprimorado. 

 

Capacite seu time de vendas e disponibiliza um atendimento premium

 

Por fim, se você deseja ter um pós-venda funcional, é preciso que toda sua equipe de vendas esteja de acordo com suas estratégias, sendo assim, é fundamental que você consiga capacitá-los e deixá-los aptos para exercerem suas funções. 

 

Faça com eles saibam como ofertar de que forma abordar os clientes de maneira mais efetiva, além disso, é importante disponibilizar um atendimento premium para contatar seu público, deixe alguns profissionais disponíveis quase que em tempo integral para corrigir erros, ouvir feedbacks ou tirar dúvidas. 

 

Quanto mais você estiver disponível para seus clientes, melhor será sua relação pós-venda com eles, aumentando consideravelmente, a chance de acontecer uma fidelização em relação ao seu negócio. 

 

O que achou das nossas dicas de como fazer um pós-venda mais eficiente? Acha que consegue utilizar alguma dessas estratégias em seu negócio? Conte para gente nos comentários abaixo, não se esqueça de compartilhar com seus amigos se curtiu o texto, até a próxima. 

 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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