Ter um bom planejamento para sua empresa é fundamental, mesmo se você estiver apenas começando ou já tenha seu negócio, é nessa etapa que são formuladas estratégias e oportunidades para o crescimento do seu negócio.
O que é um plano de negócio?
Ele é basicamente um roteiro para o sucesso, que vai resumir os objetivos operacionais e financeiros da sua empresa. É escrito com muitos detalhes, apresentando os planos e orçamentos que vão permitir chegar nesses objetivos. E é sempre bom que seja um documento que possa ser ajustado ou alterado conforme os fatores do mundo real o mais rápido possível.
Qual a importância de se fazer um plano de negócio?
O plano de negócios é o primeiro passo para uma nova empresa, esse plano é o que vai direcionar a organização no caminho certo, interferindo diretamente no destino do negócio.
Itens para fazer um plano de negócio:
Ele deve incluir determinados itens de cada área, os passos, os objetivos do negócio, questões financeiras, etc. E deve estar alinhado com os objetivos maiores com detalhes.
- Resumo executivo: É um esboço muito importante do propósito e das metas da empresa. E deve conter tópicos como descrição breve de produtos e serviços, resumo dos objetivos, viabilidade do projeto, o potencial de crescimento, visão geral dos recursos financeiros.
- Análise de mercado: Descrição das perspectivas do setor e do mercado-alvo. É preciso saber quem são seus clientes, concorrentes, principais fornecedores etc. Faça perguntas como “O que os concorrentes de sucesso fazem?”, “Por que isso funciona?”, “Qual é o preço aplicado?”, “O que faz com que os clientes comprem com eles?”, “A minha empresa pode fazer melhor?”.
- Organização e gestão: Descrição da estrutura do negócio e a gestão. Informações como capacidade produtividade, número de atendimentos possíveis por mês, quem é o responsável por determinadas atividades, etc., também devem ser considerados. Sobre os responsáveis por determinadas atividades, considere incluir currículos de membros-chave da equipe. Além de a questão jurídica ser incluída também.
- Serviço ou produto: Descrever o serviço oferecido ou o produto que é vendido. Você pode considerar questões como situação atual dos produtos ou serviços, pesquisa de desenvolvimento e metas, fornecimento e atendimento e propriedade intelectual (quando houver).
- Marketing e vendas: Fazer um planejamento estratégico de marketing. Você pode considerar questões como posicionamento da marca, formas de promoção, força de venda e estratégia de venda.
- Planejamento financeiro: Definir os requisitos financeiros. Você pode considerar questões como declarações de renda, demonstrativos de fluxo de caixa, planilhas de balanço, demonstrativos e extratos de contas a receber e a pagar (se aplicável).
Dicas para facilitar a criação do plano de negócio:
- Seja breve;
- Use conteúdos visuais!;
- Conheça o público que vai ler seu plano de negócios;
- Seja totalmente realista;
- Não se deixe intimidar, sempre se lembre que quem mais conhece a sua empresa é você mesmo!.
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