CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como Emitir Nota Fiscal Eletrônica para MEI?

Como Emitir Nota Fiscal Eletrônica para MEI?

Com a implementação do MEI os empreendedores autônomos eles puderam formalizar o seu negócio, possibilitando diversos benefícios, mas também deixando dúvidas, como por exemplo, como emitir nota fiscal eletrônica para MEI?

O que muitos não sabem é que o Sebrae disponibiliza um emissor gratuito de Notas Fiscais eletrônicas (NFe) e Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe) para a correspondente Secretaria de Fazenda Estadual (Sefaz), facilitando para dos microempreendedores.

Apesar dos benefícios, microempreendedores ainda têm dúvidas sobre como é esse processo. Para ajudá-los com isso, separamos algumas dicas. Confira:

Como e por que optar pela Nota Fiscal Eletrônica?

As vantagens de optar por emitir Nota Fiscal Eletrônica para MEI são diversas. Entre elas, a facilidade de armazenamento das notas emitidas e a redução de custos, já que não é preciso fazer impressão da nota. E claro, maior segurança no armazenamento dos documentos e maior controle fiscal. 

O microempreendedor individual não precisa emitir nota ao vender produto ou prestar serviço para pessoa física. Mas, quando o trabalho é feito para alguma empresa, muitas companhias exigem a emissão da nota fiscal.

Como emitir nota fiscal para MEI

Optar por emitir Nota Fiscal Eletrônica para MEI permite enviar a nota pela internet. Com o cadastro já realizado, basta seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site da prefeitura de sua cidade;
  • Entre com as suas informações de acesso (login);
  • Clique em “criar nova nota”;
  • Preencha os campos, conforme solicitado;
  • Por último, clique em emitir;
  • Depois entre em consultar para encontrar a nota fiscal emitida, baixar ou enviar para o cliente.

Tipos de nota fiscal para MEI

Existem diversas formas para o MEI emitir uma nota fiscal. Por isso, é importante ficar atento para ver qual formato se adequa melhor ao seu negócio.

Vale ressaltar que as Secretarias da Fazenda de cada estado possuem regras próprias e algumas modalidades podem não estar ativa em alguns estados.

Veja abaixo os formatos do MEI emitir nota fiscal:

Emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) – disponibilizado pelo Sebrae

Para emitir a Nota Fiscal Eletrônica é preciso solicitar uma autorização na Secretaria da Fazendo do estado. Cada estado possui procedimentos e documentação diferente, por isso, é preciso ficar atento às exigências do estado em que está cadastrado.

Veja o manual de uso e instalação do emissor gratuito do Sebrae

Emissor de Conhecimento de Transporte Eletrônico versão 3.0 (CT-e) – disponibilizado pelo Sebrae

Além de disponibilizar o Emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o Sebrae também liberou o Emissor de Conhecimento de Transporte Eletrônico versão 3.0, em substituição aos documentos fiscais de transporte de carga em papel. Uma forma mais eficiente e colaborativa com o meio ambiente.

Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e)

A Nota Fiscal Avulsa Eletrônica é um dos procedimentos mais simples e sem custo, já que é possível fazer a nota pela internet. Mas, é preciso ficar atento, pois nem todos estados disponibilizam esse formato de nota fiscal.

Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor (NFC-e)

No caso da Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor o microempreendedor precisa solicitar uma autorização na Secretaria da Fazenda. Lembrando que cada estado possui suas exigências, portanto, é preciso ficar atento aos requisitos.

Nota Fiscal de Bloco / Nota Fiscal de Venda a Consumidor

Com esse formato o microempreendedor terá uma nota fiscal de bloco para ser emitida manualmente e que pode ser impressa em uma gráfica. 

Para isso, é preciso fazer uma solicitação na Secretaria da Fazenda da impressão da nota fiscal. Apenas depois da autorização será possível solicitar o serviço a uma gráfica.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentários ( 12 )

  1. Este comentário é editado.

    No Ac Market, você pode baixar gb whatsapp e experimentar os recursos mais recentes gratuitamente. Baixe o aplicativo Ac Market agora em https://techbigs.com/pt/ac-market.html

  2. Você pode ver como fazer através do aplicativo apk Pro Voir ceci iptv smarters pro hoje.

  3. Download Technocare APK for free FRP Unlock

  4. Download mod games for free at :https://ultra-gamers.com/

  5. Este comentário é editado.

    A lot of free apps are provided by bhcmod for mobile phones. Go there to find and experience the clearest way.

    A few suggestions like https://bhcmod.com/popular-games/ won’t disappoint you, right?

  6. Baixe o baixar brasil tv new 2.17.6 apk: Com este aplicativo você poderá assistir canais de TV HD, filmes, anime e séries completamente grátis, ele possui canais do Brasil.

  7. Baixe o baixar brasil tv new v2.20 apk: Com este aplicativo você poderá assistir canais de TV HD, filmes, anime e séries completamente grátis, ele possui canais do Brasil.

  8. Thanks for this guide, hope to use it in my next project. 
     
    Ladmods 

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga