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Como divulgar um serviço local no Google?

Como divulgar um serviço local no Google?

Muitas pessoas recorrem a redes sociais como são os casos de Facebook e Instagram para divulgar seus serviços e produtos para os amigos e conhecidos por não entender o funcionamento do maior motor de buscas do mundo. Se esse é o seu caso, fique atento, abaixo vou te ensinar cinco passos para aparecer em destaque e ser encontrado sempre que tiver uma pesquisa local por seu serviço no Google.

As dicas que ensinarei servem para floriculturas, serviços de estética, indústrias locais de concreto, madeireiras, escritórios de advogados, arquitetos e tantos outros com atuação regional, a única exigência básica é que o interessado em divulgar seus produtos ou serviços tenha um site/ blog próprio.

Três dicas para aparecer em destaque nas pesquisas locais

Talvez você não saiba, mas os resultados das pesquisas no Google e em outros buscadores não são as mesmas no meu celular e no seu. Isso acontece por causa da intenção de pesquisa do usuário. Hum, o que é isso?

Trata-se de um estudo de máquina (machine learning) que compreende os objetivos por trás de cada comportamento online. Eles levam em conta todo o histórico armazenado do usuário para trazer resultados mais completos e assertivos.

Sabendo disso, vamos ao nosso ponto inicial: jornada e intenção do seu consumidor.

Para saber isso, meu conselho é que você faça uma pequena pesquisa com os seus clientes e amigos e tente descobrir deles:

Como pesquisam por serviços similares? Quais aspectos levam a decidir sobre um site ou outro para contratação?

Seja humilde e adapte aquilo que for válido, colocando conteúdo de qualidade para converter esta demanda.

A segunda dica é estudar oportunidades na pesquisa orgânica. Ferramentas como Ubersuggest, Keyword Planner e Google Trends são gratuitas e armazenam as pesquisas realizadas pelos usuários.

Entre nelas e coloque o nome solto do seu produto. Veja os resultados e anote aqueles que são relevantes. Depois, faça novamente a pesquisa e adicione termos como:

  • seu produto/ serviço + nome da sua cidade
  • seu produto/ serviço + nome do seu bairro
  • seu produto/ serviço + problema que ele resolve
  • seu produto/ serviço + valor / preço

Você vai encontrar um volume relevante de termos que pode usar em descrições do seu site e em conteúdos exclusivos para que o Google compreenda melhor a sua atuação e consiga exibir melhor nas pesquisas locais.

Te aconselho a verificar o desempenho do seu site em ferramentas como Google Search Console e Google Analytics para acompanhar a evolução do tráfego e novas oportunidades de gerar visitas relevantes.

A terceira dica é um conjunto de ações sincronizadas para indicar ao Google que você é autoridade sobre aquele tema ou serviço na sua região. Primeiro, faça um cadastro no Google Meu Negócio e solicite aos seus clientes que avaliem o seus serviços ou produtos.

Depois, crie páginas nas redes sociais e coloque o seu endereço de atuação e o link do seu site.

Por fim, encontre classificados online da sua cidade e outros nacionais que tenham relevância para sua região e cadastre seus serviços e produtos com o mesmo nome da empresa.

O Google usa outros sinais online para entender e elaborar a página de respostas.

Ao fazer este conjunto de dicas, sua página estará credenciada a ser exibida nas pesquisas locais. Porém, não para por aí. Ao atrair visitantes, ela precisa entregar aquilo que promete, caso contrário, a reputação negativa pode ser algo que faça as pessoas evitarem o seu site. Lembre-se que em pequenas cidades todo mundo conhece todo mundo e os serviços bons ou ruins são rapidamente propagados.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. Mayk Souza, muito bom o seu post! Realmente conhecer as infinitas ferramentas do Google possibilita encarar um novo e desafiador mercado digital. Além disso, o empreendedor ganha força e consumidor respeito, equilibrando as obrigações e contratos na web.

    Magnus Rossi advogado especialista em Direito Digital

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Sobre Mayk SouzaBoas respostas

Sou jornalista formado pela universidade Anhembi Morumbi, atuo há mais de 8 anos no mercado de marketing de conteúdo e alguns artigos meus podem ser lidos aqui: https://seocorporate.com.br/seo/o-que-e-seo/ , https://audiobr.com.br/cursos/melhores-faculdades-arquitetura-brasil/