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Como aumentar suas vendas oferecendo brindes personalizados

Como aumentar suas vendas oferecendo brindes personalizados

Os brindes personalizados podem auxiliar demais no aumento das vendas do seu estabelecimento.

Isso acontece pelo seguinte motivo: de acordo com estudos relacionados à psicologia social, existem alguns “gatilhos” que influenciam pessoas a tomarem determinadas atitudes.

Muitos desses gatilhos podem ser utilizados dentro na área de vendas, como os gatilhos de prova social, escassez, autoridade, etc.

E o gatilho que é ativado pelos brindes personalizados é o gatilho da reciprocidade.

O gatilho da reciprocidade funciona da seguinte maneira: toda vez que uma pessoa recebe algo (seja um presente/produto ou uma ação/serviço), ela possui a tendência de retribuir esta ação de alguma maneira, independente de qual seja, que tenha um valor similar ao valor da ação que ela recebeu.

E trazendo isso para os negócios, um simples brinde recebido pela pessoa pode gerar este gatilho nela, fazendo com que ela sinta vontade de retribuir (ainda que, na maioria das vezes, este sentimento seja imperceptível).

Ela pode, portanto, retribuir de diversas maneiras: continuar comprando com você, indicar/falar de você para familiares, amigos e conhecidos, etc.

Logo, é possível ver o poder dos brindes personalizados para seu ponto de vendas.

Tipos de brindes personalizados

Existe uma quantidade enorme de tipos de brindes que podem ser oferecidos em um estabelecimento. Alguns exemplos são:

Mouse pad: pessoas que trabalham em lojas que vendem produtos eletrônicos, como acessórios de computador e de celular, por exemplo, ou pessoas que trabalham com manutenção dos mesmos, são excelentes exemplos de estabelecimentos que podem oferecer este tipo de brinde, o mouse pad personalizado com a logo e o nome da sua loja, por exemplo.

Ímã de geladeira: é bem comum ver este tipo de brinde em empresas de gás de cozinha, e seu potencial é bem grande, visto que é possível colocar os dados da sua empresa (como telefone, endereço e logo) no ímã de geladeira e entregar para os clientes. Como muitos clientes de fato deixam este ímã exposto na geladeira, acaba sendo uma pequena publicidade para os amigos e familiares que visitarem este cliente.

Porta-retratos magnéticos: um brinde que pode ser inovador para quem trabalha com fotografia em geral (ou mesmo quem trabalha com diversos outros serviços) é o porta-retrato magnético, pois acaba sendo uma forma de presentear um cliente colocando uma foto dele e um logo da sua empresa, por exemplo.

Lousa magnética: dependendo do tipo de negócio, oferecer uma lousa magnética como brinde pode ser ideal para seus clientes, visto que é algo extremamente útil e que pode gerar um sentimento ainda maior de reciprocidade, além, claro, da possibilidade de deixar sua marca exposta no brinde.

Além destes, existem diversos outros tipos de brindes que podem ser oferecidos em uma empresa.

Qual tipo de brinde personalizado é interessante oferecer?

Isso, claro, varia de acordo com o tipo de negócio que você possui. Como mostramos acima, existem sim alguns tipos de brindes que mais se encaixam com tipos específicos de negócios, mas isto não é uma regra.

Uma empresa que oferece serviços de fotografia pode, por exemplo, oferecer o brinde de mouse pad com a foto da pessoa, da família ou do casal como forma de presentear o seu cliente.

Da mesma forma que uma empresa que conserta geladeiras pode dar de brinde um ímã de geladeira mostrando algumas dicas para manter a própria geladeira sempre em um bom estado.

Portanto, é preciso entender mais sobre o seu produto ou serviço para conseguir oferecer o melhor tipo de brinde personalizado para seu cliente.

Como oferecer os brindes personalizados

Como dito anteriormente, o ideal é sempre entender melhor o seu produto ou serviço antes de oferecer brindes personalizados, ainda que estes brindes por si só já possam gerar o gatilho da reciprocidade.

Porém, é interessante sempre pensar em formas criativas de fazer e entregar estes brindes para seus clientes.

Outra sacada relacionada a psicologia das pessoas diz respeito à “novidade”. Muitas pessoas possuem a tendência de serem atraídas por novidades, seja pela surpresa, seja pela curiosidade.

E ainda que o brinde personalizado em si já seja conhecido pela maioria das pessoas (como um imã de geladeira, por exemplo), se este brinde for entregue de uma forma diferente, ele já ativará este estado de “algo novo” na cabeça das pessoas, atraindo ainda mais clientes.

Portanto, entenda bem o seu cliente, estude as possibilidades de brindes personalizados para oferecer a estes clientes e pense em uma maneira que seja minimamente diferente para entregar estes brindes. Seguindo este pequeno script, certamente as vendas do seu estabelecimento aumentarão.

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