Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como aumentar a produtividade da equipe com endomarketing

Como aumentar a produtividade da equipe com endomarketing

Muitas empresas já perceberam que trabalhar com endomarketing é um dos melhores caminhos a se traçar, se ela deseja se destacar diante da concorrência e garantir a motivação dos seus colaboradores.

Contudo, existe um erro que sua empresa pode cometer: implementar campanhas erradas e que gerem competitividade negativa nos profissionais, além do efeito rebote que é a própria desmotivação e improdutividade.

Como aumentar a produtividade da equipe com endomarketing

Afinal, as estratégias que visam o endomarketing precisam satisfazer ambas as partes: por um lado, há a necessidade de engajar os colaboradores. Por outro lado, a empresa também precisa ser reconhecida por sua marca e campanhas oferecidas.

Isso significa que, para aplicar o endomarketing dentro de um negócio, é necessário ter muito planejamento e atenção.

Por sorte, neste conteúdo nós vamos te mostrar quais os primeiros passos para ter uma equipe totalmente produtiva e uma empresa mais reconhecida no mercado. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de ler esse post!

O que é endomarketing

De forma básica, o endomarketing, também chamado como marketing interno, se trata de uma estratégia de marketing institucional para aperfeiçoar a imagem de uma empresa para seus colaboradores.

O endomarketing também se baseia em estratégias que tem como objetivo satisfazer as necessidades dos colaboradores, com o intuito de gerar mais motivação e reconhecimento pela empresa.

Essas necessidades têm relação com o que os profissionais precisam ter para se manter sempre motivados e engajados.

Imagine uma empresa que fabrica tela de proteção, por exemplo. Além de todos os recursos que a empresa disponibiliza para os colaboradores exercerem suas atividades, ela também precisa criar estratégias para que os mesmos sejam sempre produtivos.

Por essa razão, o endomarketing surgiu como uma alternativa de proporcionar aos funcionários mais motivação, enquanto também beneficia a empresa pela maior valorização e reconhecimento da marca.

Dessa forma, por meio do endomarketing, a empresa também consegue entregar produtos e serviços com mais qualidade e se desenvolver de forma sustentável no mercado!

Quais as vantagens do endomarketing?

O endomarketing possui uma série de vantagens, se bem aplicado. A primeira delas é a maior produtividade da equipe. Isso significa que os colaboradores podem produzir mais e em um menor índice de tempo.

Além disso, o endomarketing também proporciona um melhor clima organizacional. Por sua vez, esse clima se trata das percepções que um colaborador possui em relação a sua empresa e aos seus colegas de trabalho.

Quando o clima organizacional está bom, os funcionários não possuem problemas ou atritos, promovendo consequentemente mais produtividade entre os membros.

Outra grande vantagem do endomarketing é que, por meio dele, é possível encontrar e recrutar os melhores talentos para a organização. Com a criação de campanhas e ações que beneficiam os profissionais, novos colaboradores vão querer fazer parte da sua equipe!

Como aplicar o endomarketing em sua empresa?

Agora que já entendemos tudo sobre o endomarketing e suas vantagens, vamos ver agora como é possível aplicar essa estratégia dentro do seu próprio negócio, por essa razão, continue nos acompanhando!

Oferecimento de cursos e bolsas

Os cursos e bolsas são uma ótima opção se você quer motivar um funcionário e ainda capacitá-lo a desenvolver suas atividades da melhor forma.

Se sua empresa atua com grama sintética decorativa, por exemplo, você pode oferecer cursos voltados a gestão da produção, administração, marketing, comunicação, contabilidade, entre outros conteúdos relacionados aos processos produtivos da sua empresa.

Além disso, a empresa pode ficar responsável pelo oferecimento dos cursos ou também pode pagar apenas uma parte para auxiliar os membros da equipe a realizarem seus objetivos.

Metas e recompensas

A inserção de metas e recompensas também é uma ótima maneira de tornar o ambiente mais competitivo de forma saudável, além de fazer com que os colaboradores se sintam mais reconhecido por suas habilidades e competências.

No entanto, é importante ressaltarmos que o sistema de metas e recompensas precisa ser o mais flexível possível. Isso, pois cada profissional se desenvolve em um nível diferente.

Oferecendo metas personalizadas, cada profissional pode demonstrar suas habilidades sem sofrer com pressão excessiva ou com a alta competitividade entre os próprios membros.

Se você atua em uma empresa de envelope de segurança, você pode separar cada meta por departamento, por exemplo, tornando o sistema de metas o mais justo possível para os funcionários.

Lembre-se: a inserção dessa estratégia não deve ser utilizada para fazer com que os profissionais tenham uma competitividade negativa, mas sim, ela deve ser utilizada para que eles sejam mais produtivos e desenvolvam suas capacidades de forma otimizada.

Ambiente saudável e estruturado

Além desses fatores, também é essencial que a empresa tenha um local estruturado e com todos os recursos necessários.

Por isso, invista em ares-condicionados, salas de descompressão, máquinas, eletrônicos e dispositivos da atualidade, entre todos os recursos necessários para tornar o ambiente o melhor local de trabalho possível para os profissionais.

Já se você possui uma indústria que fabrica fita de led, por exemplo, é indispensável sempre contratar serviços de limpeza e de manutenção para suas máquinas e equipamentos.

Assim, seus colaboradores estarão em um ambiente seguro e com a higiene adequada para exercerem suas atividades sem riscos ou impedimentos.

Endomarketing e recursos humanos

O endomarketing pode ser considerado um conjunto de estratégias e ações que é desenvolvido dentro do departamento de recursos humanos (RH).

Devido a isso, é possível utilizar as ferramentas de gestão de pessoas para se criar campanhas e estratégias eficientes de endomarketing.

Uma das opções é oferecer treinamentos e capacitação aos funcionários sobre diversos assuntos. Dessa forma, além do papel de capacitar o funcionário, a empresa também passa credibilidade e autoridade no assunto.

Também é possível realizar treinamentos em Home Office e oferecer cursos gratuitos, com o objetivo do profissional se desenvolver dentro da empresa e evoluir suas capacidades e competências.

Outra maneira de utilizar o endomarketing na gestão de pessoas é oferecendo um canal onde os colaboradores possam se comunicar e interagir com a empresa.

Assim, seus funcionários poderão oferecer sugestões, críticas construtivas e darem suas próprias opiniões a respeito da organização.

A partir disso, seu negócio pode criar estratégias mais direcionadas e tornar a equipe o mais produtiva e satisfeita possível!

Agora que você já sabe tudo sobre as estratégias de endomarketing para aumentar a produtividade da sua equipe e se destacar no mercado, o que acha de aplicar essas dicas agora mesmo no seu próprio negócio?

E aí, gostou do post? Conta pra gente! Nós queremos saber sobre sua opinião. Também acompanhe nossa plataforma nos próximos conteúdos para se manter atualizado!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

1 comentário

  1. DESCUBRA COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO DIGITAL TRABALHANDO EM CASA USANDO A INTERNET VENDENDO PRODUTOS DIGITAIS E GANHANDO COMISSÕES! https://bit.ly/oMelhorTrabalhoDoMundo

Posts relacionados