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Como Anunciar uma Empresa para Venda?

Como Anunciar uma Empresa para Venda?

Se você decidiu que é hora de fazer a venda de sua empresa, este artigo é para você. Esse processo pode parecer simples, em teoria, mas na prática exige diversos cuidados.

Afinal, é um dado de mercado que as empresas de capital fechado que não têm assessoramento adequado para esta etapa sofrem um deságio médio de 50% no seu valor de venda. Neste artigo, você saberá como anunciar a sua empresa para venda de forma profissional.

Como anunciar uma empresa para venda

Organize e prepare a documentação da empresa

Para ter sucesso na venda, é essencial que o seu negócio esteja o mais organizado possível antes de iniciar esse processo.

Revise contratos, aluguéis e acordos. Também reúna as demonstrações financeiras e declarações dos últimos três a quatro anos, revisando-as com a ajuda de um contador.

Recomenda-se também a contratação de um assessor financeiro especializado em fusões e aquisições (M&A), que ajudará a empresa nessa preparação e dará orientações para mitigar riscos que possam desvalorizar o negócio.

Faça a avaliação do valor da empresa

Com a documentação em ordem, fica mais fácil avançar para a próxima etapa: calcular o preço de venda da sua empresa, processo conhecido como ¨valuation¨.

Para se chegar a esse valor da companhia, existem três metodologias mais praticadas pelo mercado:

  1. Pelo valor de seus ativos e passivos (asset value);
  2. Pelo valor de empresas comparáveis (múltiplos);
  3. Pela sua capacidade de gerar caixa nos próximos anos (Fluxo de Caixa Descontado), esta última a mais valorizada pelo mercado.

Seu assessor financeiro de M&A poderá fazer essa avaliação de forma profissional e nos padrões que os potenciais investidores exigem, o que contribuirá para um melhor valor de venda.

Planeje a transação e trace o perfil de investidor ideal

Uma vez que a papelada está organizada e você já sabe por quanto pode vender a sua empresa, é hora de planejar o processo de venda.

Lembre-se que tudo deve ocorrer em sigilo, com a ajuda de um assessor independente, para prevenir riscos de vazamento de informações para colaboradores e fornecedores.

Qual será a fatia da empresa a ser vendida (total ou parcial)? Qual o seu perfil de investidor ideal (um fundo de investimentos ou outra empresa do setor) e qual a estratégia para essa abordagem? Quais as condições de pagamento que serão aceitas? Tudo isso precisará ser definido com antecedência, antes da abordagem aos investidores.

Conduza o processo de road show de forma profissional

Uma das etapas cruciais para a venda profissional de uma empresa é a criação de um processo competitivo ou road show: contatar dezenas de potenciais investidores, no país ou exterior, com o intuito de obter o melhor valor.

A experiência mostra que quanto maior o número de investidores envolvidos no processo, maior é o valor de venda obtido. Recomenda-se ainda a condução desse processo por um único assessor especializado em fusões e aquisições.

Caso contrário, a empresa poderia ser apresentada por diferentes fontes a um mesmo investidor, o que mancha não só o processo, como também a reputação dos sócios. O assessor também auxiliará na seleção e negociação da melhor oferta e no fechamento do contrato de compra-venda.

Seguindo essas dicas, você poderá vender a sua empresa de forma sigilosa e profissional, obtendo melhores valores na negociação e diminuindo os riscos que poderiam prejudicar o negócio.

A Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empresas nacionais e estrangeiras nas suas aquisições no Brasil para gerar maior valor com menor risco.

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