Se você decidiu que é hora de fazer a venda de sua empresa, este artigo é para você. Esse processo pode parecer simples, em teoria, mas na prática exige diversos cuidados.
Afinal, é um dado de mercado que as empresas de capital fechado que não têm assessoramento adequado para esta etapa sofrem um deságio médio de 50% no seu valor de venda. Neste artigo, você saberá como anunciar a sua empresa para venda de forma profissional.
Como anunciar uma empresa para venda
Organize e prepare a documentação da empresa
Para ter sucesso na venda, é essencial que o seu negócio esteja o mais organizado possível antes de iniciar esse processo.
Revise contratos, aluguéis e acordos. Também reúna as demonstrações financeiras e declarações dos últimos três a quatro anos, revisando-as com a ajuda de um contador.
Recomenda-se também a contratação de um assessor financeiro especializado em fusões e aquisições (M&A), que ajudará a empresa nessa preparação e dará orientações para mitigar riscos que possam desvalorizar o negócio.
Faça a avaliação do valor da empresa
Com a documentação em ordem, fica mais fácil avançar para a próxima etapa: calcular o preço de venda da sua empresa, processo conhecido como ¨valuation¨.
Para se chegar a esse valor da companhia, existem três metodologias mais praticadas pelo mercado:
- Pelo valor de seus ativos e passivos (asset value);
- Pelo valor de empresas comparáveis (múltiplos);
- Pela sua capacidade de gerar caixa nos próximos anos (Fluxo de Caixa Descontado), esta última a mais valorizada pelo mercado.
Seu assessor financeiro de M&A poderá fazer essa avaliação de forma profissional e nos padrões que os potenciais investidores exigem, o que contribuirá para um melhor valor de venda.
Planeje a transação e trace o perfil de investidor ideal
Uma vez que a papelada está organizada e você já sabe por quanto pode vender a sua empresa, é hora de planejar o processo de venda.
Lembre-se que tudo deve ocorrer em sigilo, com a ajuda de um assessor independente, para prevenir riscos de vazamento de informações para colaboradores e fornecedores.
Qual será a fatia da empresa a ser vendida (total ou parcial)? Qual o seu perfil de investidor ideal (um fundo de investimentos ou outra empresa do setor) e qual a estratégia para essa abordagem? Quais as condições de pagamento que serão aceitas? Tudo isso precisará ser definido com antecedência, antes da abordagem aos investidores.
Conduza o processo de road show de forma profissional
Uma das etapas cruciais para a venda profissional de uma empresa é a criação de um processo competitivo ou road show: contatar dezenas de potenciais investidores, no país ou exterior, com o intuito de obter o melhor valor.
A experiência mostra que quanto maior o número de investidores envolvidos no processo, maior é o valor de venda obtido. Recomenda-se ainda a condução desse processo por um único assessor especializado em fusões e aquisições.
Caso contrário, a empresa poderia ser apresentada por diferentes fontes a um mesmo investidor, o que mancha não só o processo, como também a reputação dos sócios. O assessor também auxiliará na seleção e negociação da melhor oferta e no fechamento do contrato de compra-venda.
Seguindo essas dicas, você poderá vender a sua empresa de forma sigilosa e profissional, obtendo melhores valores na negociação e diminuindo os riscos que poderiam prejudicar o negócio.
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