Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Como a gestão pode influenciar no crescimento da sua equipe?

Como a gestão pode influenciar no crescimento da sua equipe?

Independente do ramo de mercado de uma empresa, ela é formada por pessoas. E para que uma empresa tenha sucesso, é preciso contar com pessoas que tenham este objetivo em comum e com foco, contribuam para alcançar este objetivo.

Para isso, um detalhe é de suma importância, a gestão de pessoas. Uma equipe bem motivada e focada, é um dos segredos para o sucesso e para aplicar uma gestão eficiente, é essencial que o líder saiba como fazê-lo. Neste texto, iremos falar sobre o que é a gestão de pessoas e como ela pode influenciar no crescimento de uma equipe. Fiquei conosco para saber mais sobre o assunto.

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas gera diversos benefícios para qualquer empresa, seja ela uma fabricante de balcão refrigerado pequeno, ou uma grande multinacional. É fato que, uma equipe motivada consegue se desenvolver adequadamente e busca sempre focar em um objetivo em comum, o sucesso da empresa. Mas afinal de contas, o que é exatamente uma gestão de pessoas?

Uma das principais funções da gestão de equipe é garantir a satisfação de todos os envolvidos na equipe para gerar engajamento e total comprometimento de todos para atingir os objetivos definidos pela empresa.

A gestão é feita por meio do líder da equipe e inicialmente, é indispensável que este líder consiga entender os fatores que influenciam no bem estar de todos da equipe no ambiente de trabalho. 

Uma empresa de placas em acrílico, por exemplo, que deseja aplicar uma gestão de pessoas em sua equipe, precisa trabalhar de forma coletiva, mas também individual com cada membro da equipe, visando seu bem estar, desenvolvimento e reconhecimento profissional, proporcionando também um ambiente de trabalho com todos os recursos necessários para que os envolvidos tenham qualidade de vida também no ambiente de trabalho. 

Uma gestão de equipe bem realizada é capaz de impactar positivamente nos resultados de qualquer empresa. Funcionários que trabalham felizes, comprovadamente produzem melhor. Além disso, traz diversos outros benefícios como aquisição e retenção de novos talentos profissionais, redução de custos operacionais, melhoria no relacionamento com os clientes, entre outros.

Como aplicar uma boa gestão de equipe?

Algumas medidas precisam ser tomadas para uma boa gestão de equipe. Vamos ver agora alguns pilares essenciais para a realização de gestão de pessoas.

  1. Treinamento: uma equipe preparada é uma equipe bem treinada. Por meio de treinamento, é possível desenvolver talentos e habilidades. Para isso, o investimento em plataformas de capacitação é importante;
  2. Conhecimento: uma empresa fabricante de estrutura metálica para galpão, por exemplo, que busca gerir sua equipe da melhor forma, precisa conhecer os pontos fracos de sua equipe a fim de melhorá-los e os pontos fortes para desenvolvê-los. Para isso, o compartilhamento de conhecimento é essencial;
  3. Comunicação: a comunicação é um ponto chave de qualquer relacionamento, inclusive o profissional. Para isso, feedbacks periódicos são essenciais e a quebra de barreiras de comunicação, independente de hierarquia, também é fundamental;
  4.  Motivação: a motivação de equipe é um investimento que com certeza vale a pena. É importante que a empresa estabeleça um ambiente motivador para sua equipe. Uma equipe motivada é capaz de transformar o ambiente de trabalho, além de empregar energia para alcançar resultados. A motivação pode ser por meio de pacote de benefícios financeiros, pacote de autocuidado como apoio psicológico, academia etc;
  5. Trabalho em equipe: o trabalho em equipe precisa de bons relacionamentos interpessoais. Por meio de colaboração mútua, a equipe se torna muito mais potente para atingir os objetivos.

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas redes sociais e continue nos acompanhando.

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados