Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Coloque sua ideia no mercado

Coloque sua ideia no mercado

O Crowdfunding é um novo caminho de formação de capital que surgiu em meio à crise financeira de 2008. Em poucos anos ganhou força em países como Austrália, Reino Unido, Itália, Holanda e Estados Unidos.

Esse modelo de financiamento colaborativo emergiu organizado, permitindo que empresas possam arrecadar dinheiro na forma de doação ou investimento, no estágio inicial do negócio ou dos produtos.

A publicação Crowdfunding’s Potential for the Developing World (Potencial do Crowdfunding para o Mundo em Desenvolvimento), do Banco Mundial publicado em 2013, relata que o Kicktaster, líder de mercado no segmento, arrecadou mais de 815 milhões de dólares por parte de 4,9 milhões de apoiadores espalhados em todo o mundo, desde 2009 – sendo que 29% investiram em mais de um projeto para cerca de 50.000 projetos.

De acordo com o documento do Banco Mundial, a estimativa é de que existam 17 websites de crowdfunding no Brasil, 53 na França, 87 no Reino Unido e 344 nos Estados Unidos, entre outros países e que existem até 344 milhões famílias nos países em desenvolvimento capazes de fazer pequenos investimentos crowdfund em empresas da comunidade.

Criatividade e colaboração para atrair o consumidor

Uma grande empresa, usando a colaboração no campo das ideias para se aproximar de seus clientes, é a Fiat que, em 2010, lançou um projeto convidando consumidores a colaborarem com a criação de um modelo de carro conceito para comercialização futura. Hoje, o Fiat Mio é o primeiro e único carro colaborativo do Brasil, cuja campanha, que sem cunho de financiamento colaborativo, foi um sucesso e revelou os seguintes números:

Crowdfunding_Meio

 

 

 

 

 

 

Mas universo colaborativo evoluiu para financiamento e fomento de pequenos negócios, chegando às iniciativas de produtos brasileiros como impressora 3D Matemáquina – uma das pioneiras no recebimento de dinheiro de financiamento coletivo.

O Link, blog do Estadão.com.br revela que em 2012, plataformas de crowdfunding cresceram 85% e arrecadaram US$ 1,4 bilhão no mundo, com boa parte desse bolo composta pelo pretail (modelos de portais que também comercializam produtos oriundos de colaboração). Na Europa e nos Estados Unidos diversos projetos de hardware foram bem-sucedidos, como o relógio inteligente Pebble, que arrecadou US$ 10 milhões, seguido do console Ouya, com mais de US$ 8 milhões.

No Brasil, no entanto, ainda são poucos os produtos financiados. Por aqui, o crowdfunding se consolidou principalmente como um modelo de apoio a projetos culturais.

Crowdfunding_Meio 1

 

 

 

 

 

No Catarse, maior site nacional do ramo, a maioria dos projetos recebidos é de música e cinema. Até hoje, o site financiou 520 projetos, levantando R$ 7,3 milhões.

Mas existem plataformas na internet que realizam crowdfunding e as que, além do financiamento coletivo, comercializam produtos antes de sua fase de lançamento no mercado – este modelo é chamado de pretail. Nesse sentido, vale a pena conhecer o Trend Briefing sobre presumers (pré-consumidores).

Conteúdo Relacionado:

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade.
Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas?
Acesse:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados