Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Coloque sua ideia no mercado

Coloque sua ideia no mercado

O Crowdfunding é um novo caminho de formação de capital que surgiu em meio à crise financeira de 2008. Em poucos anos ganhou força em países como Austrália, Reino Unido, Itália, Holanda e Estados Unidos.

Esse modelo de financiamento colaborativo emergiu organizado, permitindo que empresas possam arrecadar dinheiro na forma de doação ou investimento, no estágio inicial do negócio ou dos produtos.

A publicação Crowdfunding’s Potential for the Developing World (Potencial do Crowdfunding para o Mundo em Desenvolvimento), do Banco Mundial publicado em 2013, relata que o Kicktaster, líder de mercado no segmento, arrecadou mais de 815 milhões de dólares por parte de 4,9 milhões de apoiadores espalhados em todo o mundo, desde 2009 – sendo que 29% investiram em mais de um projeto para cerca de 50.000 projetos.

De acordo com o documento do Banco Mundial, a estimativa é de que existam 17 websites de crowdfunding no Brasil, 53 na França, 87 no Reino Unido e 344 nos Estados Unidos, entre outros países e que existem até 344 milhões famílias nos países em desenvolvimento capazes de fazer pequenos investimentos crowdfund em empresas da comunidade.

Criatividade e colaboração para atrair o consumidor

Uma grande empresa, usando a colaboração no campo das ideias para se aproximar de seus clientes, é a Fiat que, em 2010, lançou um projeto convidando consumidores a colaborarem com a criação de um modelo de carro conceito para comercialização futura. Hoje, o Fiat Mio é o primeiro e único carro colaborativo do Brasil, cuja campanha, que sem cunho de financiamento colaborativo, foi um sucesso e revelou os seguintes números:

Crowdfunding_Meio

 

 

 

 

 

 

Mas universo colaborativo evoluiu para financiamento e fomento de pequenos negócios, chegando às iniciativas de produtos brasileiros como impressora 3D Matemáquina – uma das pioneiras no recebimento de dinheiro de financiamento coletivo.

O Link, blog do Estadão.com.br revela que em 2012, plataformas de crowdfunding cresceram 85% e arrecadaram US$ 1,4 bilhão no mundo, com boa parte desse bolo composta pelo pretail (modelos de portais que também comercializam produtos oriundos de colaboração). Na Europa e nos Estados Unidos diversos projetos de hardware foram bem-sucedidos, como o relógio inteligente Pebble, que arrecadou US$ 10 milhões, seguido do console Ouya, com mais de US$ 8 milhões.

No Brasil, no entanto, ainda são poucos os produtos financiados. Por aqui, o crowdfunding se consolidou principalmente como um modelo de apoio a projetos culturais.

Crowdfunding_Meio 1

 

 

 

 

 

No Catarse, maior site nacional do ramo, a maioria dos projetos recebidos é de música e cinema. Até hoje, o site financiou 520 projetos, levantando R$ 7,3 milhões.

Mas existem plataformas na internet que realizam crowdfunding e as que, além do financiamento coletivo, comercializam produtos antes de sua fase de lançamento no mercado – este modelo é chamado de pretail. Nesse sentido, vale a pena conhecer o Trend Briefing sobre presumers (pré-consumidores).

Conteúdo Relacionado:

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados