Sua questão é receber, ou não, pagamentos em cartão?
Houve um tempo no qual se acreditava que o uso de cartões como meio de pagamento era uma prerrogativa das pessoas pertencentes aos estratos sociais mais abastados. Sabe-se hoje que a realidade é completamente diferente, já que 70% das pessoas do segmento C possuem algum tipo de cartão.
Somente no ano passado, esse perfil de consumidor gastou mais de R$ 1 trilhão, movimentando 58% do crédito no Brasil.
A pesquisa “Faces da Classe Média” do Serasa Experian e Data Popular mostra que a Classe C do país era composta por 108 milhões de pessoas, em 2013, (54% da população). A previsão é que esse número chegue a 125 milhões de pessoas em 2023. O que representaria 58% da população. Veja a evolução das Classes Econômicas, divulgada a partir de um estudo da Serasa Experian e Data Popular:
Porém, a despeito disso, ainda existe um grande número de pequenos negócios no país que não aceita cartão: são mais de 50%, conforme dados de 2013.
Para auxiliar esses pequenos negócios, o SEBRAE desenvolveu uma cartilha específica que funciona como um guia pra o empresário. Além disso, o empresário pode buscar informações especificamente sobre finanças no Blog Pequenos Negócios & Finanças – um espaço para a disseminação de informações sobre serviços financeiros para esses empreendedores. Mantido pela equipe da Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do SEBRAE Nacional, com o objetivo de levar aos seus leitores as informações mais relevantes sobre o tema, elaboradas por uma equipe de especialistas em pequenos negócios.
Para receber apoio do Sebrae, como capacitação e consultoria, acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae
Leia mais conteúdo relacionado ao tema nos links abaixo:
- Empresas devem se estruturar para pagamentos em cartões de crédito
- Leia também: E-commerce? Não. A nova onda é o M-Commerce