Várias são as formas para se aumentar as vendas, porém todas elas precisam estar muito bem direcionadas para o seu público-alvo. Isso significa que, na comunicação promocional, é fundamental falar a língua do cliente. Mais que isso, deve apontar claramente os benefícios que os clientes conquistarão ao comprar seus produtos e serviços, ou seja, deve responder a seguinte pergunta: mas, afinal o que é que eu ganho com isso? Se a sua promoção não responde a esta pergunta de forma clara, os clientes não reagirão à sua mensagem e, assim, o investimento que você fará não terá o retorno esperado.
Se você já conhece a sua clientela e sabe o que ela espera dos seus produtos e do seu negócio, o próximo passo é elaborar as estratégias de comunicação. Várias ferramentas promocionais podem te ajudar nesta empreitada. O segredo é integrar as diferentes opções de divulgação, o que garantirá abrangência. A cada ferramenta utilizada no seu plano de comunicação, você aumenta de 15% a 20% as chances de alcançar possíveis clientes.
Por isso, selecionamos cinco dicas diferentes, rápidas e práticas de campanhas integradas. Confira:
1) Folheto + carro de som + take-one + email marketing
- Distribuía folhetos porta a porta nas residências, no mesmo momento, peça para que o carro de som passe;
- Deixe os folhetos no display ‘take-one’ (pegue um) de parceiros locais (comércio não concorrente);
- O mesmo folheto pode também ser objeto de envio de e-mail marketing durante o período desta campanha.
2) Show-room + flyers
Se seus produtos permitirem, faça um show-room em uma instituição de ensino (ex.: faculdades) e distribua flyer com promoções da loja. O mesmo esquema funciona também em grêmios de empresas.
3) Outdoor móvel (carretinha) + folheto Cooperado (propaganda cooperada)
- É um outdoor com dimensões menores do que o outdoor comum e é puxado por um automóvel, motocicleta ou mesmo bicicleta;
- O roteiro deverá ser estudado detalhadamente para ser o mais adequado às suas necessidades;
- Proponha aos seus fornecedores e/ou parceiros o rateio destes investimentos. No roteiro do outdoor móvel distribua os folhetos com sua promoção e também do fornecedor parceiro;
- Tentem em conjunto estabelecer critérios de validação destes investimentos.
4) Roteiro points + newsletter (jornalzinho)
- Normalmente nas cidades médias e grandes existem roteiros de locais considerados ‘points’, como bares, teatros e clubes;
- Distribua neste Roteiro Points uma newsletter cooperada com vários parceiros da cidade ou do bairro ou até mesmo com diversos fornecedores;
- É um público com o qual normalmente o contato não é muito frequente por meio das mídias tradicionais. Por isso, provoque-os para visitar seu site ou sua rede.
5) Encartes em jornais ou revistas de instituições classistas + email marketing
- Divulgue em revistas e jornais de sindicatos e associações classistas, como a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, CRM – Conselho Regional de Medicina e CRO – Conselho Regional de Odontologia;
- Encartes pequenos e até sofisticados podem ser inseridos em revistas ou jornais, ou enviados pelo correio;
- Podem ser isolados pela zona postal;
- É mais que um anúncio, pois você falará com um público bem específico;
- Aproveite e faça um disparo do mesmo encarte para o e-mail dos associados.
Atenção: Em toda comunicação que fizer, não se esqueça de colocar sempre: endereço e o telefone da loja física; e endereço da loja virtual/site e das suas redes sociais.
…
Fonte: Alavanque sua empresa em tempos de turbulência, do Sebrae em SP.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.
Imagem: Pixabay (domínio público)